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http://hdl.handle.net/10071/18542
Autoria: | Diogo, Pedro Miguel Marcelo |
Orientação: | Inácio, Pedro Leite |
Data: | 13-Dez-2018 |
Título próprio: | The new wave of mergers and acquisitions in the automotive industry |
Referência bibliográfica: | Diogo, P. M. M. (2019). The new wave of mergers and acquisitions in the automotive industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18542 |
Palavras-chave: | M&A Acquisitions Financial analysis Growth Automotive industry Avaliação de empresas Aquisição de empresa Indústria automóvel Análise financeira Trabalho de projeto |
Resumo: | This project focuses on two acquisitions that happened in the automotive industry
during the last decade, the selling of Jaguar, Land Rover and Volvo by Ford and the
acquisition of Jaguar and Land Rover by Tata and the of Volvo by Geely. These two
transactions were very important for the sector and marked a game-changer for the
companies involved in them, because it was the first and second time respectively that
three prestigious European premium brands were acquired by two companies from
emergent markets. In this project, the author analysed the reasons that were behind both
the selling and the buying decisions, contextualizing them with the evolution of the
automotive sector and how have Jaguar Land Rover and Volvo's financial performance
evolved in the post-acquisition period to understand if they added value by using data
provided in the corporate and annual reports of the companies involved and also other
sources like articles from specialised websites. The methodology that was used by the
author, consisted on the analysis of some profitability ratios like the ROE and the
ROIC, the FCFF method, the EVA and the EV multiples analysis. The analysis made,
confirmed that both companies improved under their new owners and they are now
profitable, however it showed that there are still some challenges that need to be
overcome. Este projecto centra-se em duas aquisições que ocorreram na indústria automóvel durante a ultima decada, a venda da Jaguar, Land Rover e da Volvo por parte da Ford e a aquisição da Jaguar Land Rover por parte da Tata Motors e da Volvo por parte da Geely. Estas duas transações foram muito importante para o sector automóvel e marcaram uma mudança de paradigma no sector, já que foi a primeira e segunda vez respectivamente que empresas premium europeias foram adquiridas por duas empresas provenientes de mercados emergentes. Neste projecto explicamos as razões que estiveram por trás destas duas transações, tanto do lado do comprador como do vendedor, contextualizando com a evolução do sector automóvel e analisando a performance financeira destas duas empresas no período posterior à aquisição de modo a perceber se as mesmas acrescentaram ou não valor utilizando dados presentes em relatórios das empresas envolvidas e também outras fontes como artigos de sites especializados. A metodologia utilizada pelo autor consistiu na análise de alguns rácios como o ROE ou o ROIC, bem como o método do FCFF, o EVA e também múltilpos utilizando o Entreprise Value. A análise realizada confirmou a melhoria na situação financeira de ambas as empresas sob a nova liderança bem como a sua capacidade de gerar lucro, embora também demonstre que ainda existem alguns desafios que ainda tem de ser ultrapassados. |
Designação do grau: | Mestrado em Finanças |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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