Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/18542
Autoria: Diogo, Pedro Miguel Marcelo
Orientação: Inácio, Pedro Leite
Data: 13-Dez-2018
Título próprio: The new wave of mergers and acquisitions in the automotive industry
Referência bibliográfica: Diogo, P. M. M. (2019). The new wave of mergers and acquisitions in the automotive industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18542
Palavras-chave: M&A
Acquisitions
Financial analysis
Growth
Automotive industry
Avaliação de empresas
Aquisição de empresa
Indústria automóvel
Análise financeira
Trabalho de projeto
Resumo: This project focuses on two acquisitions that happened in the automotive industry during the last decade, the selling of Jaguar, Land Rover and Volvo by Ford and the acquisition of Jaguar and Land Rover by Tata and the of Volvo by Geely. These two transactions were very important for the sector and marked a game-changer for the companies involved in them, because it was the first and second time respectively that three prestigious European premium brands were acquired by two companies from emergent markets. In this project, the author analysed the reasons that were behind both the selling and the buying decisions, contextualizing them with the evolution of the automotive sector and how have Jaguar Land Rover and Volvo's financial performance evolved in the post-acquisition period to understand if they added value by using data provided in the corporate and annual reports of the companies involved and also other sources like articles from specialised websites. The methodology that was used by the author, consisted on the analysis of some profitability ratios like the ROE and the ROIC, the FCFF method, the EVA and the EV multiples analysis. The analysis made, confirmed that both companies improved under their new owners and they are now profitable, however it showed that there are still some challenges that need to be overcome.
Este projecto centra-se em duas aquisições que ocorreram na indústria automóvel durante a ultima decada, a venda da Jaguar, Land Rover e da Volvo por parte da Ford e a aquisição da Jaguar Land Rover por parte da Tata Motors e da Volvo por parte da Geely. Estas duas transações foram muito importante para o sector automóvel e marcaram uma mudança de paradigma no sector, já que foi a primeira e segunda vez respectivamente que empresas premium europeias foram adquiridas por duas empresas provenientes de mercados emergentes. Neste projecto explicamos as razões que estiveram por trás destas duas transações, tanto do lado do comprador como do vendedor, contextualizando com a evolução do sector automóvel e analisando a performance financeira destas duas empresas no período posterior à aquisição de modo a perceber se as mesmas acrescentaram ou não valor utilizando dados presentes em relatórios das empresas envolvidas e também outras fontes como artigos de sites especializados. A metodologia utilizada pelo autor consistiu na análise de alguns rácios como o ROE ou o ROIC, bem como o método do FCFF, o EVA e também múltilpos utilizando o Entreprise Value. A análise realizada confirmou a melhoria na situação financeira de ambas as empresas sob a nova liderança bem como a sua capacidade de gerar lucro, embora também demonstre que ainda existem alguns desafios que ainda tem de ser ultrapassados.
Designação do grau: Mestrado em Finanças
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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