Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/1846
Author(s): | Neto, Rui Ferreira |
Advisor: | Robalo, António |
Date: | 2009 |
Title: | Estratégia empresarial no mercado dos meios de pagamento: o caso Unicre |
Reference: | NETO, Rui Ferreira - Estratégia empresarial no mercado dos meios de pagamento: o caso Unicre [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1846>. |
Keywords: | Estratégias Vantagem competitiva Cartão de crédito Meio de pagamento Strategy Competitive advantage Credit card Payment method |
Abstract: | Este trabalho, dividido em duas partes, tem como objectivo demonstrar a importância da
estratégia nos modelos de negócio utilizados actualmente no mercado dos meios de pagamento
e como instrumento fundamental de prossecução dos seus objectivos e criação de vantagens
competitivas. Na primeira parte é apresentada uma perspectiva global do mercado dos meios de
pagamentos, com enfoque nos cartões de pagamento, e uma perspectiva mais descritiva a nível
europeu e ibérico dos cartões de crédito. Serão também analisadas, de um modo superficial, as
opções estratégicas que poderão vir a ser tomadas pelos intervenientes para consolidar as suas
posições e crescerem. Na segunda parte, será analisado um estudo de caso, aplicado ao
mercado dos cartões de crédito, baseado num caso de sucesso financeiro em Portugal - A
Unicre. Por último são apresentadas algumas notas recomendatórias para o mercado em estudo. This work project, divided in two parts, has the main purpose of showing how important the role of corporate strategy is in the modern business models used by most organizations all over the world through the creation of competitive advantage. In the first part, a global perspective of the instruments of payment is presented, with special emphasis on credit card, with a focus on the European and the Iberian levels. The strategic options that are available to the market players in order to consolidate their positions are also briefly analyzed. In the second part, a case study is analyzed, applied to the Portuguese credit card market, based on a successful business case– Unicre. Lastly, the author gives some recommendations and opinions for the credit card market based on the case-study. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estratégia Empresarial no Mercado dos Meios de Pagamento.pdf Restricted Access | 809,75 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.