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http://hdl.handle.net/10071/18358
Author(s): | Pinheiro, Inês Maria de Assis |
Advisor: | Laureano, Luís Miguel da Silva |
Date: | 4-Dec-2018 |
Title: | Silos de Leixões: economic and financial viability analysis for an investment project |
Reference: | Pinheiro, I. M. de A. (2018). Silos de Leixões: economic and financial viability analysis for an investment project [[Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18358 |
Keywords: | Cereals Valuation models Free cash flow to the firm (FCFF) Cash flows Gestão financeira Portos Indústria agro-alimentar Criação de empresas Fluxos monetários Modelos de avaliação Viabilidade económica Trabalho de projeto Matosinhos - Porto |
Abstract: | Silos de Leixões, which belongs to GeStmin group, is a logistic operator, located at
Leixões port – Matosinhos. It is the second largest national player in agro-food handling
and storage, and in 2017 Silos de Leixões operated 763,000 tons.
Up to 2017, the port was explored only by one logistic operator, and so Silos de
Leixões was limited to a single supplier, and also subject to higher prices. When the
hypothesis of the port being explored by private entities emerged, the GeStmin group
decided to plan the creation of a new company able to serve Silos de Leixões as a ship
unloader supplier.
The main purpose of this master thesis is to study the economic and financial
viability of this project, based on the valuation model free cash flow to the firm. It was
concluded that the creation of the new company is viable. A Silos de Leixões, empresa do Grupo GeStmin, é um operador logístico, localizado no porto de Leixões – Matosinhos. É o segundo maior player nacional em movimentação e armazenamento de produtos agro-alimentares, tendo em 2017 movimentado 763,000 toneladas. Até 2017, o porto era explorado apenas por um operador portuário, ficando a Silos de Leixões tanto limitada a um só fornecedor de descarga de cereais, como também sujeita a preços mais elevados. Com surgimento da possibilidade do porto ser explorado por entidades privadas, o Grupo GeStmin decidiu planear a criação de uma nova empresa, que servisse como um operador portuário da Silos de Leixões. O objetivo principal desta tese é avaliar a viabilidade económica e financeira deste projeto, tendo por base o modelo de avaliação Free Cash Flow to the Firm. Concluiu-se que a criação da nova empresa é viável. |
Degree: | Mestrado em Finanças |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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