Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/18325
Author(s): Bata, Lígia Daniela Lucas
Advisor: Pereira, José Santana
Date: 11-Dec-2018
Title: A influência da comunicação de políticas públicas: análise da campanha de divulgação do complemento solidário para idosos
Reference: Bata, L. D. L. (2018). A influência da comunicação de políticas públicas: análise da campanha de divulgação do complemento solidário para idosos [Em linha].[Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18325
Keywords: Estratégias de comunicação
Política pública
Política social
Idoso
Communication strategy
Public policy communication
Solidarity supplement for the ederly
Disclosure campaign
Abstract: Esta investigação nasce da necessidade de se perceber o impacto potencial de uma estratégia de comunicação de políticas públicas. O estudo de caso escolhido foi a campanha de divulgação do Complemento Solidário para Idosos. Esta campanha tinha como objetivo divulgar a política pública de modo a aumentar o número de beneficiários. A presente dissertação de mestrado centra-se em dois pontos cruciais: foi necessário conhecer a aposta no Complemento Solidário para Idosos, perceber por que esta é uma prestação social diferencial e paradigmática e entender os fatores que levaram a que esta política pública não atingisse o número de beneficiários esperados; por outro lado, a análise de toda a estrutura da campanha para que se pudesse perceber se esta reunia as condições para realizar o que se propunha: aumentar o take-up do Complemento Solidário para Idosos. Após a análise, chegou-se à conclusão de que a campanha de divulgação foi bem estruturada e utilizou todos os instrumentos comunicacionais de forma eficiente. Em termos quantitativos, verificou-se que houve realmente um aumento do take-up da política pública. Não se pode concluir que o aumento do número de beneficiários se deveu somente à campanha, no entanto, tendo em conta que esta utilizou todas as ferramentas e instrumentos comunicacionais de forma eficaz, espera-se que tenha contribuído para o sucesso desta política pública.
This research arises from the need to understand the potential impact of the communication strategy used in a public policy. The case study analyzed was the campaign to publicize the Solidarity Supplement for the Elderly, whose main goal was to advertise this public policy to increase the number of beneficiaries. The present master’s thesis focuses on two crucial points: on one hand, the importance of the Solitary Supplement for the Elderly, why it is a differential and paradigmatic social benefit, and what are the reasons that might have caused it to not reach the expected number of beneficiaries. On the other hand, the analysis of the entire structure of the campaign, in order to verify if it gathered the conditions to accomplish what it was proposed: to increase the take-up of the Solitary Supplement for the Elderly. The analysis allowed me to conclude that the publicity campaign was well structured and used all its communication tools efficiently. In quantitative terms, the campaign managed to increase the take-up of the public policy. However, it cannot be concluded that the increase in the number of beneficiaries was only due to the campaign itself. Non-the less, given that it has used all communication tools and instruments available, I it is likely that it has contributed to the success of this public policy.
Degree: Mestrado em Políticas Públicas
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ligia_lucas_bata.pdf1,11 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.