Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/18239
Author(s): Gomes, Diogo Emanuel Santiago
Advisor: Crespo, Nuno Miguel Pascoal
Date: 26-Nov-2018
Title: Estratégia de internacionalização do Grupo Prosegur para o Brasil
Reference: Gomes, D. E. S. (2018). Estratégia de internacionalização do Grupo Prosegur para o Brasil [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/18239
Keywords: Internacionalização
Vantagem competitiva
Segurança
Brasil
Internationalization
Competitive advantages
Prosegur
Brazilian market
Abstract: A internacionalização acompanha o processo de crescimento e desenvolvimento das empresas e economia de todos os setores, tendo um forte impacto na organização e estrutura das empresas. O caminho internacional significa a atuação em nações distintas, estando exposto a vários fatores de riscos. Este estudo, analisa e detalha o modo de entrada e como foi projetado a internacionalização da Prosegur no Brasil, qual a sua motivação pelo mercado e quais as barreiras neste processo de internacionalização. Os modos de entrada são o preparo organizacional pelo qual as empresas optam abordar os mercados externos e podem ser classificados por equity e non equity. Sendo dos fatores mais decisivos na estratégia de internacionalização, é apresentado as vantagens e desvantagens de cada modo de entrada no país destino, tal como os riscos e investimento inerente a cada uma deles. A metodologia adotada é um caso de estudo qualitativo, foram elaboradas duas entrevistas, a primeira a um profissional de segurança privada com experiência no mercado português e brasileiro e ainda uma segunda entrevista ao ex. Ceo da Prosegur Brasil. Em complemento, foi realizado também uma pesquisa sobre dados do mercado brasileiro e a sua oportunidade de negócio para as empresas no ramo da segurança privada. Este estudo permitiu obter um conhecimento dos fatores que levaram a Prosegur a operar desta forma na internacionalização, o que procuram nos países destino e de que forma conseguiram superar as suas barreiras reforçando assim a sua posição e experiencia no contexto internacional.
Globalization is a major player in the growth and development of companies and of the economy of all sectors, having a major impact on companies’ organization and structure. Following the globalization path means acting in different nations. This paper analyses and describes how Prosegur entered the Brazilian market, which programme was followed, its motives and the obstacles in the globalization process. The way a company enters a foreign market are the organizational preparation for the process, which can be classified as equity and non-equity. Being one the most decisive factors in the globalization process, it’s shown the pros and cons of each mode of entrance in a new country, such as risks and investment inherent to each. The methodology used is a qualitative study case, on which two interviews were conducted, the first to a professional security guard with experience in the Portuguese and Brazilian markets, and a second one, to Prosegur Brasil’s ex-CEO. Furthermost, a research was also conducted regarding Brazilian market data and its business opportunity for private security companies. This study allowed a knowledge increase of the factors that lead Prosegur to act in the globalization, what they look for in new countries and in which way they managed to surpass their barriers, strengthening their position and experience in the international context.
Degree: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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