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dc.contributor.authorGuarda, I. V.-
dc.contributor.authorGlória, A. C.-
dc.contributor.authorGuerreiro, M. R.-
dc.contributor.editorMunicípio de Arcos de Valdevez-
dc.date.accessioned2019-05-07T15:06:53Z-
dc.date.available2019-05-07T15:06:53Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17994-
dc.description.abstractPela sua importância e escala, os solares, os palácios e as quintas constituíram importantes objectos de referência com respeito a um tipo particular de habitação doméstica. O seu valor como património artístico e cultural conheceu aproximações e interesses distintos ao longo do século XX. Tendo como referência o período do Estado Novo, a apropriação do tema funcionou na base de uma dupla valorização, enquanto património histórico e artístico e como objecto de interesse turístico. Neste contexto, a fotografia desempenhou um importante papel no modo como permitiu dar a conhecer a arquitectura e os interiores destes edifícios, com uma divulgação significativa na imprensa períodica. Procurava-se por um lado resgatar a identidade destes monumentos nos termos da herança da arquitectura portuguesa, e por outro, enunciar uma estratégia assente na sua conversão como espaços de referência. Tomando como objecto de trabalho as fotografias publicadas dos solares, palácios e quintas em diversas periódicos deste período, o objectivo deste artigo é analisar o papel da fotografia deste património arquitectónico. Mais concretamente, que importância tem este documento e qual a sua relevância do ponto de vista historiográfico? Existe um forte manancial de imagens que, a par do papel de divulgação histórico ou patrimonial, funcionam como reforço de valores nacionais, particularmente com a construção de um ideário de arquitectura portuguesa. Paralelamente, estas permitem documentar os vários períodos da vida dos edifícios, divulgando o trabalho de diferentes orgãos oficiais do estado e a acção dos privados na sua reabilitação e valorização. A hipótese de trabalho radica assim na valorização da fotografia como documento de estudo destes monumentos, em paralelo com as fontes escritas e cartográficas, à qual não tem sido dada a devida relevância por parte da literatura especializada, em particular nos domínios da história de arte e arquitectura. A metodologia de trabalho assenta assim sobre o inventário e sistematização das imagens provenientes de um conjunto de publicações selecionadas, entre elas: a Panorama, Architectura Portuguesa e Eva. A análise destas publicações permitiu constatar um recurso consistente da fotografia, como importante veículo de propaganda, mas também como importante processo documental e historiográfico. É a relação entre estes dois campos que se pretende explorar mais profundamente neste trabalho.por
dc.language.isopor-
dc.publisherMunicípio de Arcos de Valdevez-
dc.relationUID/ANT/04038/2013-
dc.relationUID/SOC/03126/2013-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectCasa Nobrepor
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectImprensa periódicapor
dc.subjectEstado Novopor
dc.titleA fotografia impressa de solares, palácios e quintas no contexto editorial do estado novo: divulgação e promoção de um património artístico portuguêspor
dc.typeother-
dc.event.title5º Congresso Internacional Casa Nobre: um património para o futuro-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.locationArcos de Valdevezpor
dc.event.date2017-
dc.peerreviewedyes-
degois.publication.locationArcos de Valdevezpor
degois.publication.titleA fotografia impressa de solares, palácios e quintas no contexto editorial do estado novo: divulgação e promoção de um património artístico portuguêspor
dc.date.updated2019-05-09T15:46:14Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/submittedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-45699-
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CRIA-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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