Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17984
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dc.contributor.authorRhongo, D. L.-
dc.contributor.authorAlmeida, A. De-
dc.contributor.authorDavid, N.-
dc.contributor.editorJ.F. Silva Gomes, Carlos C. António, Clito F. Afonso, António S. Matos-
dc.date.accessioned2019-05-07T12:00:33Z-
dc.date.available2019-05-07T12:00:33Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.isbn978-989-98832-9-1-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17984-
dc.description.abstractO debate sobre o aprofundamento e implementação da governação e governança electrónicas tem-se vindo a intensificar. A utilização de meios electrónicos de governação e governança constitui factor de incentivo para a participação dos cidadãos em processos de decisão, realização e acompanhamento de políticas públicas, bem como para a modernização de serviços do sector publico nos Países desenvolvidos e em desenvolvimento (Dada, 2006). A governação e governança electrónicas são vistas, neste contexto, como um necessidades essenciais na resposta aos objectivos de desenvolvimento do Millennium, visando proporcionar aos cidadãos igualdade, democratização e bem-estar. Necessidades e tendências que se salientam na área de administração pública, onde se deseja um futuro mais alinhado entre as tecnologias de informação, a participação da sociedade civil e a comunicação ao serviço do cidadão. Não obstante, o desenho e implementação de serviços bem como a sua gestão requerem um conhecimento aprofundado da componente social, infra-estrutural, tecnológica e cultural da população alvo, em especial no caso de Países em desenvolvimento. Países quase sempre caracterizados por escassez de infra-estrutura, falta de recursos tecnológicos, divisão digital, a que não é alheia a reduzida literacia digital, muitas vezes associada a um reduzido poder de compra. Com efeito, tais circunstâncias representam um obstáculo ao desenvolvimento e implantação de serviços de governo electrónico nestes países, levanto mesmo, em alguns casos, ao falhanço de alguns projectos pioneiros neste domínio (Dada, 2006). O propósito do nosso trabalho é o de analisar o percurso do e-government desde que foi introduzido, do seu estado de arte e do modus operandi do mesmo implementado em ambientes heterogéneos (desenvolvidos e em desenvolvimento), no sentido de melhor compreendemos os cenários para o seu desenvolvimento e implantaçao no contexto particular de Moçambique, destacando a importância que estas tacnologias desempenham na gestão de serviços e aproximação do cidadão às organizações governamentais e privadas. Pretendemos, em particular, contribuir para a investigação de aspectos metodológicos no desenvolvimento de serviços de governação electrónica adequados para Moçambique, destacando, em paralelo, aspectos cruciais de usabilidade (vide Rhongo et al, 2016). O trabalho em curso aposta, presentemente, em duas vertentes: Por um lado uma revisão bibliográfica, que se pretende motivar no presente resumo, na qual se procura identificar modelos, estudos de caso e aspectos metodológicos que mais têm contribuído para o desenvolvimento de serviços de governação e governança electrónica em países em desenvolvimento. Por outro lado, um estudo qualitativo realizado através de inquéritos sobre usabilidade de serviços e aplicações digitais em Moçambique, que motivamos em Rhongo et al. (2016). No âmbito de revisão bibliográfica, impõe-se realizar uma viajem pelas perspectivas que posicionam a sociedade de informação como o novo modus vivendi, na era da massificação das TICs e do advento da internet. Julgamos que esta abordagem inicial é contributiva para uma interpretação contextualizada das condições iniciais e de sucesso da proposta de implementação de serviços electrónicos no ambiente socioeconómico em causa, onde as teses de Manuel Castells nos parecem relevantes (Castells, 2002; Jamil, Tadeu, & Neves, 2000; Vide, 1999). Seguidamente analisamos o e-government propriamente dito e a sua viragem na década 90, com o surgimento e massificação da internet e das suas manifestações. Abordaremos em sequência o mobile-Government, actualmente a via mais utilizada e adequada à conjuntura da vida actual, adaptando os serviços ordinários para as mãos do cidadão através dos telemóvel e smartphone. Finalmente, abordamos as questões da administração electrónica ubíqua, que pretende conferir a possibilidade de presença de serviços electrónicos em qualquer lugar 24 horas por dia e 7 dias por semana. Com este estudo esperamos trazer em breve um documento integrador sobre as principais tendências no desenvolvimento e implementação da governação e governança electrónicas especialmente orientadas para países em desenvolvimento, respondendo a algumas das ideias e desafios lançados pelos ICT4D e ICT Horizonte 2020.por
dc.language.isopor-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT-
dc.rightsopenAccess-
dc.titleDesenvolvimento do e-government: uma revisão da literatura para implementação em contextos heterogéneos.por
dc.typeconferenceObject-
dc.event.title8º Congresso Luso-moçambicano de Engenharia/V Congresso de Engenharia de Moçambique-
dc.event.typeConferênciapt
dc.event.date2017-
dc.pagination749 - 750-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalProceedings CLME2017 / V CEM-
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degois.publication.lastPage750-
degois.publication.titleDesenvolvimento do e-government: uma revisão da literatura para implementação em contextos heterogéneos.por
dc.date.updated2019-05-07T12:57:21Z-
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iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-45689-
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