Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17848
Autoria: Chaves, Racquel Cristina Leite
Orientação: Ramalho, Nelson Campos
Data: 7-Dez-2018
Título próprio: Gestão estratégica de pessoas no ensino privado: atração e retenção de talentos
Referência bibliográfica: Chaves, R. C. L. (2018). Gestão estratégica de pessoas no ensino privado: atração e retenção de talentos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17848
Palavras-chave: Psicologia social
Gestão de recursos humanos
Gestão estratégica
Docente
Ensino privado
Gestão de talentos
Portugal
Human resource management
Teachers
Talent attraction and retention
Resumo: Numa sociedade competitiva, que aposta em serviços e conhecimento, a aprendizagem formal e o papel do professor tornam-se elementos críticos, sobretudo quando considerados a sofisticação dos novos métodos pedagógicos e recursos tecnológicos. É neste quadro que as escolas têm vindo a sofrer maior escrutínio quer das entidades reguladoras, quer dos decisores escolares e até das próprias famílias. Neste contexto, o professor é o elemento-central para uma educação de excelência, é também um recurso procurado e valorizado por parte das escolas que têm maior flexibilidade nas políticas de GRH, nomeadamente as do ensino privado. Interessa assim compreender de que forma o professor, enquanto profissional da educação, está a ser pensado no quadro da Gestão Estratégica de Recursos Humanos ou da Gestão de Talentos neste tipo de organizações. Após extensa revisão da literatura, recorremos ao Modelo das Sete Práticas de Organizações de Sucesso de Pfeffer (1998). Através de um estudo qualitativo, foram conduzidas entrevistas semiestruturadas com diretores de colégios privados em Portugal e no Brasil. Os resultados foram interpretados de forma a identificar em que medida as categorias emergentes dos discursos dos diretores refletem o modelo teórico adotado. Globalmente, os resultados indicam que o Modelo das sete práticas parecem estar em vigor na gestão de talentos docentes nas organizações estudadas, pese embora não ser perfeito.
In a competitive society that invests in services and knowledge, the formal learning and the role of the teacher became critical elements, mainly when one considers the sophistication of new pedagogical methods as well as technological resources. It is within this context that schools have been under greater observation both from the regulators and education decision makers as well as from families. The teacher is the coreelement for an excellent education. He or she is also the looked after and valued resource by schools that have more HRM policies flexibility, namely those from private sector. Thus, we are interested in understanding how the teacher, as a professional in education, is being thought about within the Strategic HRM or Talent management in this type of organizations. From an extensive literature review, we used Pfeffer’s (1998) seven practices of successful organizations. By means of a qualitative study we conducted semi-structured interviews with private colleges’ directors, both in Portugal and Brazil. Findings were interpreted in order to identify in which extent emerging categories from the directors’ speech reflect the theoretic model we adopted. Generally, findings do indicate that the seven practices model, although not in its entirety, seems to be implicitly used in managing teaching talents in the organizations we studied.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Social e das Organizações
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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