Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17766
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Susana Henriques-
dc.contributor.advisorPinheiro, Carlos Manuel-
dc.contributor.authorMateus, António Miguel Dias-
dc.date.accessioned2019-04-01T14:28:14Z-
dc.date.available2019-04-01T14:28:14Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.date.submitted2018-09-
dc.identifier.citationMateus, A. M. D. (2018). News sentiment e os investimentos em marketing [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17766pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17766-
dc.description.abstractO presente trabalho estuda a relação entre investimentos e a perceção que a empresa gera no mercado, neste último caso medida por news sentiment. É analisada a relação entre investimentos em publicidade de 299 instituições financeiras da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nos últimos cinco anos (2013-2017) e o news sentiment. Esta relação é económica e estatisticamente significativa, relevando que os investimentos em publicidade são uma função crescente da perceção que os consumidores e o público em geral formam sobre as instituições financeiras.O estudo inovador e os seus resultados, confirmados em testes de robustez, deverão interessar os gestores de marketing, acionistas e público em geral.por
dc.description.abstractThis dissertation studies the relationship between advertising and the perception that market ascribes to the firm. We analyze the advertising expense of 299 financial institutions domiciled in OECD countries, spanning the last 5 years (2013 to 2017), and its relationship with news sentiment. This relationship is economically and statistically significant. Advertising expense increases with positive scores of news sentiment, the latter expressing the perception consumers and people at large ascribe financial institutions. This novel study and its results should interest marketing managers and shareholders, as well as people at large.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEstratégia de Investimentopor
dc.subjectInstituições financeiraspor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectEficiência de mercadopor
dc.subjectCommunication mixpor
dc.subjectDigital communicationpor
dc.subjectAdvertisingpor
dc.subjectFinancial institutionspor
dc.subjectEfficient marketspor
dc.titleNews sentiment e os investimentos em marketingpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202054535por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2020-04-01-
dc.subject.jelM31-
dc.subject.jelM37-
dc.subject.jelM21-
dc.subject.jelG14-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1G Financial economics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_antonio_dias_mateus.pdf1,58 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.