Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17749
Autoria: | Cunha, Sara Las |
Orientação: | Costa, Renato |
Data: | 13-Set-2018 |
Título próprio: | Formulação estratégica no CIEE Lisboa |
Referência bibliográfica: | Cunha, S. L. (2018). Formulação estratégica no CIEE Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17749 |
Palavras-chave: | Gestão empresarial Instituições de ensino Estratégias competitivas Corporativismo Estratégias de sucesso Lisboa -- Portugal Strategy Corporate strategies Diversification Strategic alliances Mergers and acquisitions |
Resumo: | A maioria das organizações atuais vive num contexto cada vez mais competitivo e globalizado, o que as obriga a repensar as suas estratégias corporativas, adaptando-as ao meio turbulento e imprevisível que caracteriza os dias de hoje. Numa era em que o mercado está em rápida
e constante mudança, as empresas deixaram de ser detentoras de vantagens competitivas permanentes, vendo-se forçadas, caso queiram sobreviver, a apostar na inovação e na busca de
alternativas. O recurso a estratégias corporativas apresenta-se, deste modo, como uma opção
viável para dar resposta às necessidades do mercado e dos seus clientes, contribuindo para o
aumento da vantagem competitiva e níveis de performance empresariais. O objetivo desta
investigação é precisamente averiguar se o CIEE Lisboa está a recorrer à implementação de
estratégias corporativas com o intuito de atingir os seus objetivos estratégicos, ampliar a sua
área de atuação e aumentar a sua performance empresarial. Para tal, foi feita uma pesquisa
detalhada com base em três estratégias corporativas específicas - diversificação, alianças estratégicas e fusões e/ou aquisições – no sentido de apurar quais as características mais relevantes de cada estratégia em particular, nomeadamente no que diz respeito aos benefícios e
riscos associados, às suas vantagens e desvantagens e aos fatores chave para o sucesso de cada uma delas, fazendo, posteriormente, uma constatação da aplicação prática dos conceitos
relativamente à estratégia atual implementada pelo CIEE Lisboa. Most of today's organizations live in an increasingly competitive and globalized context, which forces them to rethink their corporate strategies and adapt to turbulent and unpredictable environments. Market is rapidly changing and companies no longer have permanent competitive advantages and thus are being forced to innovate in their search for alternative survival plans. Corporate strategies are a viable option to meet market and customers’ needs, increasing competitive advantage and improving business performance. This research aims to verify if CIEE Lisbon is implementing corporate strategies to reach its strategic goals. Therefore, detailed research was carried out based on three specific corporate strategies: diversification, strategic alliances and mergers and acquisitions. This study seeks to understand the most relevant characteristics of each, including benefits and risks, advantages and disadvantages, and key factors that influence the success of each strategy. Current strategy implementation by CIEE Lisbon was then compared with the knowledge acquired during the literature review and the concepts defended by the aforementioned authors. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_sara_las_cunha.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.