Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17717
Autoria: Martins, Sara Isabel da Silva
Orientação: Santos, Susana
Pedroso, Paulo
Data: 14-Nov-2018
Título próprio: As condições de acessibilidade à informação e a participação política da população S/surda portuguesa
Referência bibliográfica: Martins, S. I. da S. (2018). As condições de acessibilidade à informação e a participação política da população S/surda portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17717
Palavras-chave: Sociologia da comunicação
Acessibilidade aos deficientes
Linguagem gestual
Socialização
Participação política
Deafness
Accessibility
Disability
Incapacity
Media
Portuguese sign language
Subtitling
Participation
Socialization
Politics
Resumo: Com a revisão do quadro conceptual de deficiência pela Organização Mundial de Saúde e a substituição da noção de "ausência de incapacidade" por "participação" - aproximando-a de "uma condição gerada por uma interação complexa entre estruturas e funções do corpo da pessoa e os contextos envolventes que limita a sua participação plena e efectiva na sociedade" -, o conceito de participação total e de acessibilidade têm adquirido maior importância. No caso da surdez, a OMS estima que mais de 5% da população mundial possua algum tipo de incapacidade auditiva e que, em 2050, esta percentagem aumente para uma em cada dez pessoas. S/surdez e deficiência não devem, no entanto, ser encaradas como sinónimos, sendo que alguns indivíduos surdos podem auto-considerar-se como uma minoria cultural, afetada sobretudo por uma barreira linguística. Como ponto central neste estudo surge, assim, a acessibilidade linguística, sobretudo na dimensão quotidiana e informativa dos Mass Media, e a sua relação com a participação política desta população, tendo em conta a premissa desta possível participação estar no cerne do que se entende por "viver numa sociedade democrática" em pleno. Tratando-se de uma análise exploratória sobre uma população pouco estudada em Portugal, optou-se por uma abordagem metodológica mista: (1) execução de seis entrevistas exploratórias; (2) realização de um questionário online; (3) monitorização de programas de televisão selecionados face à disponibilização de legendagem e/ou intérprete de LGP e análise dos planos plurianuais 2014-2017 e 2017-2020 da ERC. Tendo sido observados desafios metodológicos constantes e a necessidade de adaptação ao contexto de uma população com caraterísticas particulares, onde questões como barreiras linguísticas, acessibilidade, literacia, sentimentos de exclusão/inclusão e confiança/desconfiança se inter-relacionam.
After the revision of the conceptual framework on disability by the World Health Organization and the substitution of the notion of "absence of incapacity" by the one of "participation" – approaching it as "a condition generated by a complex interaction between structures and functions of a person's body and the surrounding contexts that limit the full and effective participation in society" –, the concept of full participation and accessibility have become increasingly important. In the deafness condition case, the WHO estimates that more than 5% of the world's population holds some form of hearing impairment and that by 2050 this percentage will increase up to one in ten people. D/deafness and disability should not, however, be regarded as synonymous, as some D/deaf individuals may consider themselves as a cultural minority affected, in fact, by a linguistic barrier. At the core of this study, therefore, is the problematic of linguistic accessibility, especially in the daily and informative dimension of Mass Media and its relation with the D/deaf population's political participation. Its premise is that this possibility of participation is at the center of what is known as fully "living in a democratic society". Being an exploratory analysis of a poorly studied population in Portugal, a mixed methodological approach was chosen: (1) execution of six exploratory interviews; (2) production of an online questionnaire; (3) monitorization of selected television programs, analyzing the availability of Portuguese sign language interpreter and/or subtitling, and also the analysis of the Portuguese Regulatory Entity Portuguese for Social Communication's 2014-2017 and 2017-2020 multi-year plans about accessibility conditions. The making of this study showed the existence of constant methodological challenges and the need to adapt to the context of a population with very peculiar characteristics and where issues such as language barriers, accessibility, and literacy, feelings of exclusion/inclusion and trust/distrust coexist in a complex interrelation.
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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