Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17695
Autoria: Roberto, Ana Catarina da Fonseca Neves
Orientação: Boavida, Tânia
Data: 12-Dez-2018
Título próprio: Um estudo qualitativo sobre a perceção dos pais, educadores de infância e dos profissionais de IPI relativas à intervenção precoce na infância em Portugal
Referência bibliográfica: Roberto, A. C. da F. N. (2018). Um estudo qualitativo sobre a perceção dos pais, educadores de infância e dos profissionais de IPI relativas à intervenção precoce na infância em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17695
Palavras-chave: Psicologia comunitária
Intervenção precoce
Infância
Perspetiva
Família
Professor
Métodos qualitativos
Portugal
Early childhood intervention
Perspectives
Professionals
Educators
Family
Intervention practices
Qualitative method
Resumo: Este estudo qualitativo exploratório tem como principal objetivo de analisar a perceção de educadores de sala de jardim de infância, pais e profissionais de intervenção precoce na infância (IPI) sobre as diferentes fases do processo de intervenção e os limites da sua implementação. Neste estudo participaram oito profissionais de IPI, cinco educadoras e quatro pais divididos por três focus group. Para a análise de conteúdo foram criados 68 códigos, 13 categorias e cinco headlines que demonstram os principais resultados. Assim, os principais resultados deste trabalho foram: (1) o trabalho do profissional é descrito consistentemente com palavras positiva, implementado no contexto e com exemplos de práticas de apoio à participação e relacionais; (2) existe um contínuo de práticas de colaboração sendo a prática mais predominante o apoio de um-para-um com a criança; (3) os profissionais de IPI esperam que os cuidadores estejam envolvidos, que aceitem a situação do seu filho e que sejam honestos em relação aos apoios sendo que o maior número de justificações para a escolha de práticas estão relacionadas com limitações dos mesmos; (4) os cuidadores demonstram receio pelo fim do apoio da ELI ao mesmo tempo que desejam uma intervenção centrada na criança e aliada à família; e (6) os cuidadores reconhecem existir dificuldades ao nível da organização do SNIPI e de articulação com outros serviços prestados.
This descriptive exploratory study’s main purpose is to analyse educators, parents and ECI (Early Childhood Intervention) professionals’ perception about the diferente phases of the intervention process and its implementation’s limits. In this study, eight professionals, five educators and four parents participated, divided by three focus group. For the content analysis were created 68 codes, 13 categories, and five headlines that demonstrate the main results. Therefore, the main results of this study were: (1) the professional’s work is described consistently with positive words, implemented in the context and with exemples of support practices towards participation and relational; (2) there is a continuum of collaborative practices, being the one-on-one with children support the most prevalent one; (3) ECI professionals hope the caretakers are involved, that accept the children’s situation and are honest about support and that the greater number of justifications for the choice of practices are related to their limitations; (4) the caretakers are apprehensiveness about ECI’s end, while hoping there’s a child-centered intervention allied do their families; (6) the caretakers recognize that there’s difficulties associated with SNIPI’s level of organization and articulated with other provided services.
Designação do grau: Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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