Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17676
Author(s): Barbosa, Miguel Bruno Valongo Pimenta
Advisor: Nascimento, Generosa Gonçalves do
Date: 12-Nov-2018
Title: Sistema de gestão de performance e desempenho numa consultora de engenharia
Reference: Barbosa, M. B. V. P. (2018). Sistema de gestão de performance e desempenho numa consultora de engenharia [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17676
Keywords: Organizações
Competitividade
Estratégia organizacional
Desenvolvimento dos recursos humanos
Avaliação do desempenho
Gestão de recursos humanos
Trabalho de projeto
Performance management
Performance appraisal
Balanced scorecard
Management control
Human resource management
Abstract: No atual panorama nacional e internacional onde se experiência uma constante instabilidade nos mercados, muitas organizações sentem-se compelidas em criar melhores estratégias para se manterem competitivas e rentáveis. Neste contexto uma das suas maiores valias são as suas pessoas. Desta forma, o definir processo, alinhar estratégias e medir o desempenho torna-se vital para uma tomada de decisão mais assertiva. Assim, o objeto central deste trabalho é conceber um modelo de gestão de performance e de desempenho que faculte à gestão de topo um maior alinhamento estratégico assim como, potenciar o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores, ajudando assim a Prospectiva, S.A, Consultora de Serviços de Engenharia que é, a continuar a prestar um serviço de excelência aos seus clientes. Com este trabalho foram elaborados um BSC Corporativo e outros dois departamentais que servirão como modelos experimentais visando futuramente a aplicação a toda a organização. Por outro lado, também foram desenvolvidos os perfis profissionais, assim como, um manual de gestão e avaliação de desempenho que servirão de apoio ao modelo de gestão e avaliação de desempenho, incluindo as respetivas fichas de avaliação e de desenvolvimento pessoal. Como principal resultado obtém-se um conjunto de ferramentas que permitirão o alinhamento estratégico entre a organização, os departamentos e as pessoas.
In the current national and international scenario where, market instability is a constant, many organizations feel compelled to create better strategies to remain competitive and profitable. In this context one of their greatest assets are their people. Thus, defining the process, aligning strategies and measuring performance becomes vital for a more assertive decision-making. Therefore, the main goal of this work was to design a performance management and appraisal model that would enable top management to achieve greater strategic alignment as well as to boost the professional development of its employees, thus helping Prospectiva, SA, as an Engineering Services Consulting Company that is, to continue to provide a service of excellence to its clients. With this project a Corporate, as well as two departmental BSC were developed in order to serve as experimental model. The objective being that in future it will be applied to the whole organization. In addition, professional profiles were also developed, as well as a performance management manual that will support the performance management and appraisal model, including the respective evaluation and personal development sheets. What is obtained as main result, is a set of tools that will allow the strategic alignment among the organization, the departments and the people.
Degree: Mestrado em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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