Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17674
Author(s): Vela, Alexandra Raquel Manhãs Fortunato
Advisor: Abrantes, Pedro
Date: 6-Nov-2018
Title: Estudo acompanhado de um projeto educativo: projeto Nine To Five do Colégio Pedro Arrupe em Lisboa
Reference: Vela, A. R. M. F. (2018). Estudo acompanhado de um projeto educativo: projeto Nine To Five do Colégio Pedro Arrupe em Lisboa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17674
Keywords: Projeto educativo
Aluno
Professor
Interdisciplinaridade
Novas tecnologias
Desenvolvimento de competências
Lisboa -- Portugal
Educational project
Transversal competences
New technologies
Interdisciplinarity
Project work
Abstract: A presente dissertação, realizada no âmbito do Mestrado em Educação e Sociedade, acompanhou a implementação de um projeto educativo piloto no Colégio Pedro Arrupe em Lisboa no ano letivo de 2017/2018. Quisemos perceber se os objetivos do projeto foram atingidos de acordo com as perspetivas dos seus agentes educativos mais diretos, os alunos e os professores. Será que o aluno foi transferido para o protagonismo da aula num papel mais ativo, participativo, crítico e responsável? Terá conseguido desenvolver o trabalho colaborativo através dos diversos projetos elaborados ao longo do ano letivo ou demonstrou alguma dificuldade? Terão sido as novas tecnologias ferramentas úteis no bom funcionamento das aulas ou a utilização dos manuais escolares ainda se considera imprescindível? Por outro lado, a relação entre várias disciplinas será um ponto a ter em conta para a construção do conhecimento? Apresentamos uma breve história do colégio e da linha pedagógica que é seguida, assim como do projeto Nine To Five. Como forma de dar respostas às questões colocadas realizámos um inquérito aos alunos e entrevistas aos professores. Os dados foram analisados com recurso à metodologia apresentada, mas também da informação recolhida através da observação. Os resultados refletem o sucesso do projeto, no entanto conduzem à necessidade de outros estudos devido a algumas instabilidades no decorrer do presente estudo.
The present dissertation, carried out within the scope of the Master in Education and Society, accompanied the implementation of a pilot educational project at the Pedro Arrupe College in Lisbon in the academic year 2017/2018. We wanted to see if the project objectives were achieved according to the perspectives of its most direct educational agents, students and teachers. Has the student been transferred to the role of the class in a more active, participatory, critical and responsible role? Have they been able to develop the collaborative work through the various projects developed during the school year or did they show any difficulties? Have the new technologies been useful tools in the proper functioning of the classes or is the use of school textbooks still considered essential? On the other hand, the relation between several disciplines will be a point to take into account for the construction of knowledge? We present a brief history of the college and the pedagogical line followed, as well as the Nine To Five project. As a way of answering the questions raised, we conducted a survey of students and interviews with teachers. Data were analyzed using the methodology presented, but also the information collected through observation. The results reflect the success of the project, but lead to the need for other studies due to some instabilities in the course of the present study.
Degree: Mestrado em Educação e Sociedade
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_alexandra_fortunato_vela.pdf1,54 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.