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http://hdl.handle.net/10071/17646
Autoria: | Faria, Ricardo Bruno Eurico de |
Orientação: | Saldanha, José Luís Botelho, Pedro Viana |
Data: | 22-Nov-2018 |
Título próprio: | O motor da cidade: a influência do automóvel na evolução da arquitetura e da cidade |
Referência bibliográfica: | Faria, R. B. E. de (2018). O motor da cidade: a influência do automóvel na evolução da arquitetura e da cidade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17646 |
Palavras-chave: | Arquitetura urbana Automóvel Crescimento das cidades Rede de estradas Planeamento urbano Descentralização Trabalho de projeto Trabalho prático Azambuja Lisboa Architecture Roads Civilization Centralization Decentralization |
Resumo: | O fenómeno urbano desenvolve-se desde cedo em rede dependendo de trocas
económicas, sociais e intelectuais entre cidades comunicantes por via marítima, terrestre e,
mais tarde, aérea.
Desde a Era Romana, com a melhoria da infraestrutura de ligação (a estrada), a
comunicação terrestre passou a ser garantida com maior facilidade e segurança o que
permitiu o crescimento do império em proporções inimagináveis.
Com a mesma força, a invenção do automóvel superou questões de tempo e distância
promovendo uma ideia de liberdade e comodidade que rapidamente se tornou acessível a
todos, levando a um uso excessivo de uma máquina que começava a demonstrar influências
negativas na vida da cidade.
Le Corbusier e Frank Lloyd Wright são dois pensadores, no meio de muitos outros, que
marcaram pela sua busca de solução para este problema que estaria para vir. No início do
século XX, revelam preocupação da relação do automóvel com a cidade e iniciam a discussão
da cidade ideal, nunca chegando a acordo.
Ambos teriam pertinência nas suas propostas, mas principalmente nas suas
preocupações, já que, quase um século depois, as cidades se encontram lotadas de
automóveis e a contemporaneidade se vê forçada a repensar as soluções postas em prática,
que na sua maioria, e contrariamente ao ideal, colocam a máquina como papel principal. The urban phenomenon developed in the early ages a network dependent on economic, social and intellectual trades between neighboring cities via sea, land, and later, air. Since the Roman Era, with the improvement of the connecting infrastructure (the road), the terrestrial communication was guaranteed with greater ease and security which allowed for the growth of the Empire in exponential proportions. Simultaneously, the invention of the automobile overcame issues of time and distance and thus very quickly promoting the idea of freedom of movement. This phenomenon was accessible to everyone, causing an excessive use of “the machine” (automobile) which started to show negative influences on the city lifestyle. Le Corbusier and Frank Lloyd Wright two great Inventors, amongst many others, recognized that a solution for this problem was necessary. At the beginning of the 20th century they revealed their concerns about the relation of the automobile with that of the city and commenced a discussion about the proposition of an "ideal city". Both shared relevant proposals and serious concerns, that cities are overflowing with automobiles and the contemporary era is being forced to introduce practical solutions, the majority of which (contrary to the "ideal"), place the "machine" as the main contributing factor. |
Designação do grau: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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