Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/17646
acessibilidade
Title: O motor da cidade: a influência do automóvel na evolução da Arquitetura e da cidade. Reencontro da aldeia do Porto da Palha: uma paisagem perdida
Authors: Faria, Ricardo Bruno Eurico de
Orientador: Saldanha, José Luís
Botelho, Pedro Viana
Keywords: Arquitetura urbana
Automóvel
Crescimento das cidades
Rede de estradas
Planeamento urbano
Descentralização
Trabalho de projeto
Trabalho prático
Azambuja -- Lisboa
Architecture
Roads
Civilization
Centralization
Decentralization
Issue Date: 22-Nov-2018
Citation: FARIA, Ricardo Bruno Eurico de - O motor da cidade: a influência do automóvel na evolução da Arquitetura e da cidade. Reencontro da aldeia do Porto da Palha: uma paisagem perdida [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2018. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/17646>.
Abstract: O fenómeno urbano desenvolve-se desde cedo em rede dependendo de trocas económicas, sociais e intelectuais entre cidades comunicantes por via marítima, terrestre e, mais tarde, aérea. Desde a Era Romana, com a melhoria da infraestrutura de ligação (a estrada), a comunicação terrestre passou a ser garantida com maior facilidade e segurança o que permitiu o crescimento do império em proporções inimagináveis. Com a mesma força, a invenção do automóvel superou questões de tempo e distância promovendo uma ideia de liberdade e comodidade que rapidamente se tornou acessível a todos, levando a um uso excessivo de uma máquina que começava a demonstrar influências negativas na vida da cidade. Le Corbusier e Frank Lloyd Wright são dois pensadores, no meio de muitos outros, que marcaram pela sua busca de solução para este problema que estaria para vir. No início do século XX, revelam preocupação da relação do automóvel com a cidade e iniciam a discussão da cidade ideal, nunca chegando a acordo. Ambos teriam pertinência nas suas propostas, mas principalmente nas suas preocupações, já que, quase um século depois, as cidades se encontram lotadas de automóveis e a contemporaneidade se vê forçada a repensar as soluções postas em prática, que na sua maioria, e contrariamente ao ideal, colocam a máquina como papel principal.
The urban phenomenon developed in the early ages a network dependent on economic, social and intellectual trades between neighboring cities via sea, land, and later, air. Since the Roman Era, with the improvement of the connecting infrastructure (the road), the terrestrial communication was guaranteed with greater ease and security which allowed for the growth of the Empire in exponential proportions. Simultaneously, the invention of the automobile overcame issues of time and distance and thus very quickly promoting the idea of freedom of movement. This phenomenon was accessible to everyone, causing an excessive use of “the machine” (automobile) which started to show negative influences on the city lifestyle. Le Corbusier and Frank Lloyd Wright two great Inventors, amongst many others, recognized that a solution for this problem was necessary. At the beginning of the 20th century they revealed their concerns about the relation of the automobile with that of the city and commenced a discussion about the proposition of an "ideal city". Both shared relevant proposals and serious concerns, that cities are overflowing with automobiles and the contemporary era is being forced to introduce practical solutions, the majority of which (contrary to the "ideal"), place the "machine" as the main contributing factor.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/17646
Thesis identifier: 202056538
Designation: Mestrado Integrado em Arquitetura
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Master_Ricardo_Eurico_Faria.pdf17.8 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.