Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17646
Autoria: Faria, Ricardo Bruno Eurico de
Orientação: Saldanha, José Luís
Botelho, Pedro Viana
Data: 22-Nov-2018
Título próprio: O motor da cidade: a influência do automóvel na evolução da arquitetura e da cidade
Referência bibliográfica: Faria, R. B. E. de (2018). O motor da cidade: a influência do automóvel na evolução da arquitetura e da cidade [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17646
Palavras-chave: Arquitetura urbana
Automóvel
Crescimento das cidades
Rede de estradas
Planeamento urbano
Descentralização
Trabalho de projeto
Trabalho prático
Azambuja Lisboa
Architecture
Roads
Civilization
Centralization
Decentralization
Resumo: O fenómeno urbano desenvolve-se desde cedo em rede dependendo de trocas económicas, sociais e intelectuais entre cidades comunicantes por via marítima, terrestre e, mais tarde, aérea. Desde a Era Romana, com a melhoria da infraestrutura de ligação (a estrada), a comunicação terrestre passou a ser garantida com maior facilidade e segurança o que permitiu o crescimento do império em proporções inimagináveis. Com a mesma força, a invenção do automóvel superou questões de tempo e distância promovendo uma ideia de liberdade e comodidade que rapidamente se tornou acessível a todos, levando a um uso excessivo de uma máquina que começava a demonstrar influências negativas na vida da cidade. Le Corbusier e Frank Lloyd Wright são dois pensadores, no meio de muitos outros, que marcaram pela sua busca de solução para este problema que estaria para vir. No início do século XX, revelam preocupação da relação do automóvel com a cidade e iniciam a discussão da cidade ideal, nunca chegando a acordo. Ambos teriam pertinência nas suas propostas, mas principalmente nas suas preocupações, já que, quase um século depois, as cidades se encontram lotadas de automóveis e a contemporaneidade se vê forçada a repensar as soluções postas em prática, que na sua maioria, e contrariamente ao ideal, colocam a máquina como papel principal.
The urban phenomenon developed in the early ages a network dependent on economic, social and intellectual trades between neighboring cities via sea, land, and later, air. Since the Roman Era, with the improvement of the connecting infrastructure (the road), the terrestrial communication was guaranteed with greater ease and security which allowed for the growth of the Empire in exponential proportions. Simultaneously, the invention of the automobile overcame issues of time and distance and thus very quickly promoting the idea of freedom of movement. This phenomenon was accessible to everyone, causing an excessive use of “the machine” (automobile) which started to show negative influences on the city lifestyle. Le Corbusier and Frank Lloyd Wright two great Inventors, amongst many others, recognized that a solution for this problem was necessary. At the beginning of the 20th century they revealed their concerns about the relation of the automobile with that of the city and commenced a discussion about the proposition of an "ideal city". Both shared relevant proposals and serious concerns, that cities are overflowing with automobiles and the contemporary era is being forced to introduce practical solutions, the majority of which (contrary to the "ideal"), place the "machine" as the main contributing factor.
Designação do grau: Mestrado Integrado em Arquitetura
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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