Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17611
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAlexandre, Joana-
dc.contributor.authorPalma, Ana Rita Jesus-
dc.date.accessioned2019-03-15T10:21:23Z-
dc.date.available2019-03-15T10:21:23Z-
dc.date.issued2018-12-12-
dc.date.submitted2018-10-
dc.identifier.citationPalma, A. R. J. (2018). Abandono escolar em contextos sociais desfavorecidos: desenho de um programa de prevenção com base numa avaliação de necessidades [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17611pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17611-
dc.description.abstractComo se pode contribuir para a redução da taxa de abandono escolar por parte dos jovens inseridos em contextos sociais multidesafiantes, é a questão central deste trabalho. Considerando as consequências, não só para o sujeito, mas igualmente para o desenvolvimento social e económico do país, é necessário conhecer os fatores de risco que levam a este fenómeno com o objetivo de serem implementadas estratégias com vista à prevenção. Numa primeira fase, foi efetuada uma avaliação de necessidades junto de 32 alunos, cinco professoras, duas técnicas e um membro da direção de um Agrupamento de Escolas abrangido pelo "Programa Território Educativo de Intervenção Prioritário" (TEIP), com o objetivo de explorar as suas perceções sobre os fatores explicativos que estão na origem deste fenómeno, estratégias de prevenção implementadas na escola em questão e ideias de como se pode prevenir esta problemática. Para o efeito foram realizadas seis entrevistas de grupo e oito individuais. Em termos globais os resultados indicam que os alunos referem como variáveis associadas ao abandono sobretudo a desmotivação, comportamentos de risco e perigo e bullying, enquanto os professores parecem focar-se em variáveis do contexto socioeconómico, variáveis do contexto familiar e cultura. Considerando a literatura e a avaliação de necessidades realizada, é proposto, num segundo momento, um programa de prevenção que procura envolver toda a comunidade escolar e famílias, que possa ser útil a escolas com as mesmas características da escola envolvida neste estudo.por
dc.description.abstractThe central question of this research is how to contribute to the reduction of the dropout rate among young people inserted in multi-challenging social contexts. Considering the consequences of school dropout, not only for the subject, but also for the social and economic development of the country, it is necessary to know the risk factors that lead to this phenomenon with the aim of implementing measures for prevention. In a first stage, a needs assessment was carried out among students and teachers of a group of schools covered by the program "Território Educativo de Intervenção Prioritário (Educational Territory of Priority Intervention)”, TEIP, in order to explore the perceptions of these actors on the explanatory factors that are in the origin of this phenomenon. In a second moment, the research project aims to design a program that contributes to the drop-out rate reduction, focusing, essentially, on children of the second cycle (from 10 to 12 years old). Six group interviews and eight individual interviews were carried out. Overall, the results indicate that the perception of students and teachers is, in some respects, quite distanced. Considering the literature and needs assessment carried out, it is proposed a prevention program that seeks to involve the whole school community and families, which can be useful to schools with the same characteristics of the school involved in this study.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAbandono escolarpor
dc.subjectInsucesso escolarpor
dc.subjectAvaliação das necessidadespor
dc.subjectEstratégias educativaspor
dc.subjectDisadvantaged social contextspor
dc.subjectSchool failurepor
dc.subjectSchool drop-outpor
dc.subjectPreventionpor
dc.titleAbandono escolar em contextos sociais desfavorecidos: desenho de um programa de prevenção com base numa avaliação de necessidadespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid202126587por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menorespor
dc.date.embargo2022-03-15-
dc.subject.apa3510-
dc.subject.apa3530-
dc.subject.apa3040-
dc.subject.apa13000 Social psychology-
dc.subject.apa13500 Educational and school psychology-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_jesus_palma.pdf904,82 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.