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http://hdl.handle.net/10071/17582
Autoria: | Pêgas, Vítor Manuel Januário Lopes |
Orientação: | Santana, Pedro Figueiredo Lopes, Pedro Faria |
Data: | 28-Nov-2018 |
Título próprio: | A framework of branched storytelling and matchmaking in multiplayer games |
Referência bibliográfica: | Pêgas, V. M. J. L. (2018). A framework of branched storytelling and matchmaking in multiplayer games [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17582 |
Palavras-chave: | Video games Multiplayer Single-player Campaign Framework. Engenharia informática Jogo de computador Desenvolvimento de software |
Resumo: | Computer video games are frequently known for either their single-player or multiplayer experiences. In single-player games the story is exceptionally well written.
The interaction against other humans in multiplayer games is the strong point
in online games. This dissertation introduces a generic framework aimed at the
full game development pipeline, from designers to engineers, to aid the creation of
multiplayer campaign stories by providing core components essential to any singleplayer game. With the framework, we propose a custom matchmaking system to
intertwine individual stories and a tool for designers to create, manage and share
their work. The framework was validated in a case study and tested in a controlled
environment. The matchmaking system was subject to simulations and compared
with existing systems. The framework and managing tool results are positive, and
our proposed matchmaking system shows close efficiency results but distinguishes
itself in terms of matching quality Os jogos de computador são geralmente conhecidos pelas suas experiências de jogo individuais ou multijogador. Nos jogos de um jogador apenas, a história tende a ser excepcionalmente bem escrita. Em contrapartida, o ponto forte dos jogos online é a interacção entre humanos. A solução para a ligação destes dois tipos de jogos é inexistente. Esta dissertação introduz uma estrutura que pode ser usada em toda a fase de desenvolvimento do jogo, desde os desginers aos engenheiros, e que ajuda a criação de campanhas multijogador ao apresentar vários componentes indispensáveis à criação de um jogo com boa história. Com a nossa estrutura, propomos também um sistema de matchmaking capaz de cruzar as diferentes histórias individuais e uma ferramenta para os designers poderem criar, gerir e partilhar o seu trabalho. A estrutura foi validada com um caso de estudo e testada num ambiente controlado. O sistema de matchmaking foi sujeito a diversas simulações e comparado com sistemas usados atualmente. A estrutura e a ferramenta de gestão tiveram resultados positivos, e o sistema de matchmaking equiparou-se com as soluções atuais mas distingue-se pela qualidade do match. |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_vitor_lopes_pegas.pdf | 4,13 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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