Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/1746
Author(s): Godinho, Marco Emmanuel da Cruz
Advisor: Pereira, Hélia Gonçalves
Date: 2009
Title: Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado
Reference: GODINHO, Marco Emmanuel da Cruz - Um estudo exploratório sobre a orientação de marketing pelo mercado [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Tese de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1746>.
Keywords: Marketing orientado pelo mercado
Comportamento do consumidor
Telecomunicações móveis
Market-driven marketing
Consumer behavior
Mobile telecommunications
Abstract: As empresas orientam estrategicamente a sua acção de acordo com orientações de gestão que se têm alterado e evoluído ao longo do tempo, acompanhando as mutações da envolvente onde se encontram inseridos. A nível conceptual, a orientação de marketing pelo mercado reflecte o seu mais recente estádio de desenvolvimento, caracterizado por uma profunda aproximação do cliente como fonte de valor directo no curto, médio e longo prazo. As tendências do comportamento do consumidor identificadas no laboratório de marketing são o reflexo e evidência da concretização do conceito de marketing orientado pelo mercado e revelam-se verdadeiras oportunidades de mercado. A tmn identifica e valoriza as oportunidades criadas pelas tendências de comportamento do consumidor, endereçando-lhes inúmeras práticas e estratégias com vista a capitalizá-las. Observa-se uma dispersão na acção da tmn provocando a fragmentação da percepção dos seus clientes, que em média, apesar de avaliarem a sua acção positivamente, manifestam ou tencionam manifestar com pouca frequência o seu comportamento perante as mesmas. A orientação de gestão da tmn dá sinais de abandono de orientações prévias à de mercado, enfrentando o desafio de se poder diferenciar face aos seus directos concorrentes, beneficiando das vantagens de first mover.
Firms strategically guide their action in accordance with management guidelines that have changed and evolved over time, following the change of environment where they are inserted. At a conceptual level, the market-driven market reflects its later stage of development, characterized by a profound client approach as a direct source of value in the short, medium and long term. The consumer behavior trends identified in the laboratory of marketing are the reflection and evidence of achievement the concept of market-driven marketing and proves to be real market opportunities. TMN identifies and highlights the opportunities created by the consumer behavior trends, addressing them several practices and strategies in order to capitalize them. There is a dispersion in TMN's action causing the fragmentation of its customers perceptions, that on average, while assessing its action positively, express or intend to express a low frequency behavior facing them. The TMN management guidelines are showing signs of abandonment of guidelines prior to the market-driven marketing, facing the challenge of being able to differentiate from their direct competitors, benefiting from being the first mover.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado



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