Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/17254
Autoria: | Loureiro, Maria Inês Madureira |
Orientação: | Vaz, Maria João Lapa, Tiago |
Data: | 26-Out-2018 |
Título próprio: | Cultura sul-coreana em Portugal: o efeito da "Korean Wave" |
Referência bibliográfica: | Loureiro, M. I. M. (2018). Cultura sul-coreana em Portugal: o efeito da "Korean Wave" [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17254 |
Palavras-chave: | Globalização Mudança cultural Consumo cultural História cultural Coreia do Sul Portugal Korean Wave Globalization Transcultural Consumption Cultural Hybridity K-pop |
Resumo: | Num cenário global onde o consumo de produtos culturais há muito que deixou de ser
restringido por barreiras geográficas, e temporais, a Korean Wave surge como uma onda
pronta para se impor na indústria do entretenimento.
O consumo e exportação de cultura popular Sul Coreana têm vindo assim, como
consequência, a ser cada vez mais estudado. Procuram-se respostas para a razão da sua
popularidade, procura-se saber quais os seus meios de difusão e como funcionam.
Embora na presente dissertação não se tente analisar o fenómeno da Korean Wave ao
pormenor quis saber qual o impacto que esta tem na disseminação da cultura coreana
em Portugal, partindo do princípio que a Korean Wave também já se teria infiltrado no
tecido cultural português.
Assim, através de métodos quantitativos (pesquisa teórica e realização de
entrevistas) e qualitativos (concretização de inquéritos), foi possível começar a colocar
em papel a realidade da cultura coreana em Portugal. Realidade que tem duas principais
componentes propícias à investigação: A aprendizagem da língua coreana e os eventos
de cultura coreana.
O papel da Korean Wave na divulgação da cultura coreana em Portugal revelouse essencial. Através dos resultados obtidos foi constatado que a cultura pop coreana,
que inclui a música, séries e filmes coreanos, é a principal responsável por espoletar o
interesse do público-alvo na cultura coreana e, consequentemente, indispensável para a
divulgação da cultura coreana, não só em Portugal, como a uma escala global. In a world where the way we consume content is no longer restrained by place, or time, the Korean Wave floods in ready to take its place in the entertainment industry. The exportation and consumption of South Korean pop culture products has therefore become an attractive study subject. Why is it so popular, how does the content circulate, these are some of the questions trying to be answered. Although the main goal of this dissertation is not to analyse in depths the phenomenon of the Korean Wave I wanted to discover the impact it has on the dissemination of Korean culture within Portugal, this assuming that said Korean Wave had already infiltrated the Portuguese culture sphere. In order to so qualitative methods, such as theoretical research and interviews, and quantitative methods, such as questionnaires, were used. This way it was possible to begin constructing an image of the reality of Korean culture in Portugal. This reality has two main pillars conductive to being researched: the study of Korean language and events regarding Korean culture. The role of the Korean Wave in the disclosure of Korean culture in Portugal revealed itself to be essential. Through the results prevenient from the research it was possible to verify that Korean pop culture, which includes music, series and movies, was the main responsible for triggering the interest of the target audience and is, therefore, indispensable in the propagation of korean culture not only in Portugal but all around the world. |
Designação do grau: | Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_maria_madureira_loureiro.pdf | 3,15 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.