Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17242
Author(s): Alves, Maria Leonor de Matos
Advisor: Costa, Renato Lopes da
Date: 13-Sep-2018
Title: Plano de negócios: Bohemio da Ribeira
Reference: Alves, M. L. de M. (2018). Plano de negócios: Bohemio da Ribeira [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17242
Keywords: Análise estratégica
Estratégia empresarial
Marketing
Viabilidade económica
Plano de negócio
Trabalho de projeto
Business plan
Strategy
Economic and finantial viability
Restaurant
Abstract: A presente dissertação, apresentada sob forma de plano de negócios, tem como principais objetivos a análise da viabilidade económica e financeira da abertura de um restaurante e bar no centro da cidade de Lisboa, o Bohemio da Ribeira, assim como a elaboração da estratégia a implementar. O aumento exponencial do turismo em Portugal nos últimos anos – especialmente na capital – e a vinda de uma fase mais estável na economia portuguesa, contribuíram para a decisão dos dois sócios da empresa em estudo: pôr finalmente em prática um sonho já antigo, a abertura de um restaurante boémio e acolhedor em que os clientes pudessem desfrutar de diferentes pratos e "cocktails". Neste trabalho, a fim de se alcançar os principais objetivos do mesmo, procedeu-se à realização da análise de mercado, tanto a nível contextual como transacional, executouse também análise interna da empresa, assim como a análise competitiva e estratégica. Foram ainda elaboradas a revisão de literatura, fundamentada em diversas abordagens e ferramentas de gestão, defendidas e debatidas por diferentes autores ao longo dos anos; a apresentação da ideia de negócio; a caracterização da atividade do setor em causa; a localização do restaurante e bar e a formulação e implementação da estratégia. No que diz respeito à avaliação financeira, realizou-se o estudo para cinco anos de exploração onde se permitiu aferir a viabilidade do projeto.
The present thesis introduced as a business plan aims to analyse the economic and financial viability of opening a restaurant and bar in the city center of Lisbon, the Bohemio da Ribeira, as well as the definition of the strategy to be implemented. The exponential turism growth in Portugal in recent years – especially in the capital – and also the evolution of the portuguese economy contributed to the decision of the two partners of this company to finally put into action and old dream of a bohemian and cozy restaurant where customers could enjoy different dishes and cocktails. In this work, in order to reach the main objectives these actions had to be taken into consideration: a market analysis, both contextual and transactional; an internal analysis of the company; a competitive and strategic analysis; as literature review based on several perspectives and management tools defended and debated by different authors over the years; the presentation of the business idea; the characterization of the sector; the location of the restaurant and the formulation and implementation of the strategy. After the financial evaluation for five years of operation it was concluded that the project is viable.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_maria_matos_alves.pdf1,23 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.