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dc.contributor.authorDos Santos, C. P.-
dc.contributor.authorDamasceno, H. J.-
dc.contributor.authorFerreira, J.-
dc.date.accessioned2019-02-07T10:10:34Z-
dc.date.available2019-02-07T10:10:34Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.issn2178-8987-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/17166-
dc.description.abstractO artigo apresenta uma análise do perfil dos estudantes ingressantes na universidade, por via de política de ações afirmativas, as demandas à assistência estudantil e a intervenção do assistente social neste âmbito. Discute os critérios do sistema de cotas, considerando as características sociais e econômicas dos estudantes ingressantes no ensino superior em duas universidades federais brasileiras, reconhecendo as desigualdades de acesso que foram impostas à população negra neste nível de educação (SANTOS; SOUZA; SASAKI, 2013). A pesquisa de campo foi orientada por uma abordagem qualitativa e quantitativa. Realizamos estudos bibliográficos e documentais, além de coleta de dados com questionário on-line aplicado aos estudantes bolsistas que ingressaram nas respectivas universidades pelas ações afirmativas e pela ampla concorrência. Mesmo não havendo diferenças de perfil dos estudantes a partir dos critérios das ações afirmativas, há uma diversidade de demandas subjetivas às quais a assistência estudantil e a atuação do Serviço Social ainda não respondem.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade de Brasília-
dc.relationUID/SOC/03126/2013-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectAssistência estudantilpor
dc.subjectServiço Socialpor
dc.titleAções afirmativas, assistência estudantil e Serviço Social: uma análise a partir do perfil discente da UFSC e UFJFpor
dc.typearticle-
dc.event.date2019-
dc.pagination241 - 267-
dc.peerreviewedyes-
dc.journalSER Social-
dc.volume20-
dc.number43-
degois.publication.firstPage241-
degois.publication.lastPage267-
degois.publication.issue43-
degois.publication.titleAções afirmativas, assistência estudantil e Serviço Social: uma análise a partir do perfil discente da UFSC e UFJFpor
dc.date.updated2019-02-07T10:08:03Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.26512/ser_social.v20i43.18859-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-53214-
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