Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17159
Author(s): Sampaio, S.
Date: 2018
Title: O que sobrou: materialidade e colonialismo numa coleção de imagens em movimento
Volume: 24
Number: 3
Pages: 247 - 276
ISSN: 0104-9313
DOI (Digital Object Identifier): 10.1590/1678-49442018v24n3p247
Keywords: Arquivo
Imagens em movimento
Materialidade
Colonialismo
Portugal (1908-75)
Abstract: Adotando uma abordagem antropológica e materialista das imagens em movimento e seus arquivos, o artigo analisa a chamada “coleção colonial” da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para refletir sobre o seu caráter fragmentário, as hesitações classificatórias que a atravessam e as implicações que poderá ter, dentro e fora do campo arquivístico. O objetivo do artigo é ir para lá das questões de representação, imaginário e propaganda que têm dominado o estudo das imagens coloniais, e questionar algumas ideias adquiridas, já que os fragmentos que sobraram da relação entre o cinema e as colônias portuguesas sugerem um projeto de dominação cauteloso, errático ou até indiferente em relação ao dispositivo cinematográfico. O artigo explora algumas das lições materiais do arquivo, sublinhando a necessidade de se complementarem futuros (e necessários) estudos empíricos com o aprofundamento dos avanços teóricos sugeridos.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CRIA-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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