Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/17159
Author(s): | Sampaio, S. |
Date: | 2018 |
Title: | O que sobrou: materialidade e colonialismo numa coleção de imagens em movimento |
Volume: | 24 |
Number: | 3 |
Pages: | 247 - 276 |
ISSN: | 0104-9313 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.1590/1678-49442018v24n3p247 |
Keywords: | Arquivo Imagens em movimento Materialidade Colonialismo Portugal (1908-75) |
Abstract: | Adotando uma abordagem antropológica e materialista das imagens em movimento e seus arquivos, o artigo analisa a chamada “coleção colonial” da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para refletir sobre o seu caráter fragmentário, as hesitações classificatórias que a atravessam e as implicações que poderá ter, dentro e fora do campo arquivístico. O objetivo do artigo é ir para lá das questões de representação, imaginário e propaganda que têm dominado o estudo das imagens coloniais, e questionar algumas ideias adquiridas, já que os fragmentos que sobraram da relação entre o cinema e as colônias portuguesas sugerem um projeto de dominação cauteloso, errático ou até indiferente em relação ao dispositivo cinematográfico. O artigo explora algumas das lições materiais do arquivo, sublinhando a necessidade de se complementarem futuros (e necessários) estudos empíricos com o aprofundamento dos avanços teóricos sugeridos. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CRIA-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sampaio_Mana_2018.pdf | Versão Editora | 218,24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.