Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17159
Autoria: Sampaio, S.
Data: 2018
Título próprio: O que sobrou: materialidade e colonialismo numa coleção de imagens em movimento
Volume: 24
Número: 3
Paginação: 247 - 276
ISSN: 0104-9313
DOI (Digital Object Identifier): 10.1590/1678-49442018v24n3p247
Palavras-chave: Arquivo
Imagens em movimento
Materialidade
Colonialismo
Portugal (1908-75)
Resumo: Adotando uma abordagem antropológica e materialista das imagens em movimento e seus arquivos, o artigo analisa a chamada “coleção colonial” da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema para refletir sobre o seu caráter fragmentário, as hesitações classificatórias que a atravessam e as implicações que poderá ter, dentro e fora do campo arquivístico. O objetivo do artigo é ir para lá das questões de representação, imaginário e propaganda que têm dominado o estudo das imagens coloniais, e questionar algumas ideias adquiridas, já que os fragmentos que sobraram da relação entre o cinema e as colônias portuguesas sugerem um projeto de dominação cauteloso, errático ou até indiferente em relação ao dispositivo cinematográfico. O artigo explora algumas das lições materiais do arquivo, sublinhando a necessidade de se complementarem futuros (e necessários) estudos empíricos com o aprofundamento dos avanços teóricos sugeridos.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CRIA-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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