Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/17088
Autoria: Schippling, A.
Editor: António Neto-Mendes, Jorge Adelino Costa, Manuela Gonçalves, Dora Fonseca
Data: 2018
Título próprio: Regulação através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa
Paginação: 273 - 289
ISBN: 978-972-789-577-9
Resumo: Sobretudo na área da Grande Lisboa, durante as últimas décadas, verificou-se tanto um crescimento como uma diversificação das escolas internacionais. Nesse processo, as organizações educativas transnacionais, como, por exemplo, a International Baccalaureate® (IB) e a Cambridge International Examinations (CIE), desempenham um papel crucial. Relativamente às escolas internacionais em Portugal e às organizações educativas transnacionais que as regulam, existe um défice de investigação, no que diz respeito à área de Lisboa, os estudos estão completamente ausentes. O artigo surge como resposta a esse défice de investigação e analisa, por um lado, o desenvolvimento e os conteúdos programáticos dessas organizações educativas transnacionais. Por outro, dedica-se à questão da influência regulativa dessas organizações nas escolas internacionais na Grande Lisboa e apresenta resultados de análise de entrevistas semidiretivas com os diretores e administradores das escolas internacionais nessa região, que oferecem programas e diplomas da IB ou da CIE. Numa perspetiva teórica, o artigo recorre a conceitos de investigação sobre transnacionalidade em torno da educação, como, por exemplo, o conceito de “transnational spaces of education” (Hayden, 2011). A nível metodológico, baseia-se num design empírico-qualitativo que abrange uma análise dos sítios eletrónicos das organizações educativas transnacionais e entrevistas semidiretivas com os diretores e administradores das escolas. No total, o artigo visa abrir novas perspetivas sobre um segmento educativo até agora, nunca estudado: as escolas internacionais na Grande Lisboa. Ao mesmo tempo, cria conhecimento sobre novas formas de regulação no sistema educativo.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais

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