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http://hdl.handle.net/10071/17088
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Schippling, A. | - |
dc.contributor.editor | António Neto-Mendes, Jorge Adelino Costa, Manuela Gonçalves, Dora Fonseca | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T12:35:29Z | - |
dc.date.available | 2019-01-18T12:35:29Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.isbn | 978-972-789-577-9 | - |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-43016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/17088 | - |
dc.description.abstract | Sobretudo na área da Grande Lisboa, durante as últimas décadas, verificou-se tanto um crescimento como uma diversificação das escolas internacionais. Nesse processo, as organizações educativas transnacionais, como, por exemplo, a International Baccalaureate® (IB) e a Cambridge International Examinations (CIE), desempenham um papel crucial. Relativamente às escolas internacionais em Portugal e às organizações educativas transnacionais que as regulam, existe um défice de investigação, no que diz respeito à área de Lisboa, os estudos estão completamente ausentes. O artigo surge como resposta a esse défice de investigação e analisa, por um lado, o desenvolvimento e os conteúdos programáticos dessas organizações educativas transnacionais. Por outro, dedica-se à questão da influência regulativa dessas organizações nas escolas internacionais na Grande Lisboa e apresenta resultados de análise de entrevistas semidiretivas com os diretores e administradores das escolas internacionais nessa região, que oferecem programas e diplomas da IB ou da CIE. Numa perspetiva teórica, o artigo recorre a conceitos de investigação sobre transnacionalidade em torno da educação, como, por exemplo, o conceito de “transnational spaces of education” (Hayden, 2011). A nível metodológico, baseia-se num design empírico-qualitativo que abrange uma análise dos sítios eletrónicos das organizações educativas transnacionais e entrevistas semidiretivas com os diretores e administradores das escolas. No total, o artigo visa abrir novas perspetivas sobre um segmento educativo até agora, nunca estudado: as escolas internacionais na Grande Lisboa. Ao mesmo tempo, cria conhecimento sobre novas formas de regulação no sistema educativo. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | UA Editora | - |
dc.relation | UID/SOC/03126/2013 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.title | Regulação através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa | por |
dc.type | conferenceObject | - |
dc.event.type | Conferência | pt |
dc.event.location | Aveiro | por |
dc.event.date | 2017 | - |
dc.pagination | 273 - 289 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | VIII Simpósio de Organização e Gestão Escolar | - |
degois.publication.firstPage | 273 | - |
degois.publication.lastPage | 289 | - |
degois.publication.location | Aveiro | por |
degois.publication.title | Regulação através de organizações educativas transnacionais: o exemplo do campo das escolas internacionais na Grande Lisboa | por |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
Aparece nas coleções: | CIES-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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