Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/17070
Author(s): Monteiro, Mónica Fernanda de Jesus Rodrigues
Advisor: Rosa, Álvaro
Date: 16-Jul-2018
Title: Capacidades dinâmicas, inovação e internacionalização em setor de média tecnologia: o caso do calçado português
Reference: Monteiro, M. F. de J. R. (2017). Capacidades dinâmicas, inovação e internacionalização em setor de média tecnologia: o caso do calçado português [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/17070
ISBN: 978-989-781-065-7
Keywords: Gestão
Indústria do calçado
Inovação
Internacionalização
Desenvolvimento de competências
Portugal
Dynamic capabilities
Innovation
Internationalization
Footwear Industry
Abstract: A Indústria de calçado portuguesa, num espaço de 30 anos, deixou de ser uma indústria com morte anunciada para ser um dos setores mais inovadores e dinâmicos da economia portuguesa, com uma forte vertente internacional. O objetivo deste estudo foi identificar e perceber o caminho realizado pelas empresas e pelo setor como resposta à perda da sua vantagem competitiva. Usando a investigação qualitativa através da aplicação da Teoria Fundamentada, foi elaborado um modelo conceptual que permite explicar como as empresas ultrapassaram o efeito da deslocalização das grandes marcas internacionais e adquiriram uma vertente Inovadora e Internacional. Foram recolhidas e codificadas aproximadamente 60 mil palavras de informação escrita decorrente das 9 entrevistas realizadas a diferentes intervenientes do setor (empresas e entidades de suporte).
In a period of 30 years, the Portuguese footwear Industry is no longer an industry in the brink of a cliff but one of the most innovative and dynamic sectors of the Portuguese Economy with a strong international dimension. The objective of this study was to identify and understand the path taken by companies and the industry in response to the loss of its competitive advantage. Using a qualitative approach through the application of the Grounded Theory, a conceptual model was elaborated that allows an explanation on how companies overcome the effect of production delocalization by the biggest international brands and got the ability to acquire an innovative and international dimension. Approximately 60,000 words of written information were collected and coded as result of the 9 interviews conducted with different stakeholders in the industry (companies and support entities).
Degree: Doutoramento em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

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