Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16989
Author(s): | Alves Costa, W. M. |
Date: | Dec-2018 |
Title: | Aesthetics of violence and construction of the place-show in the documentary “em busca de um lugar comum” |
Number: | 37 |
ISSN: | 2182-3030 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.15847/citiescommunitiesterritories.dec2018.037.art03 |
Keywords: | Imaginário urbano Estetização da violência Lugar-espetáculo Documentário brasileiro |
Abstract: | Este trabalho tem por objetivo identificar e analisar o discurso social da violência urbana das favelas do Rio de Janeiro/Brasil presentes na construção do discurso fílmico sobre o imaginário do lugar-espetáculo presente no documentário Em Busca de Um Lugar Comum (Felippe Schultz Mussel, 2012). Analisa-se a potencialidade simbólica das categorias de “favela”, “comunidade”, “estrangeiro”, “nativo”, “arte primitiva”, “os caras”, e da problemática da violência na manutenção do imaginário construído a partir da percepção do lugar das favelas cariocas. Visto isso, o debate aqui realizado evidencia as significações atribuídas a espaços considerados periféricos e o imaginário construído do lugar-espetáculo. Para efeito de discussão, os autores de referência são Holanda (1995) – O Homem Cordial –, De Certeau (1998) – A Invenção do Cotidiano –, Relph (2012) – A Construção e a Essência do Lugar –, Amâncio (2000) – O Olhar Estrangeiro –, Bauman (2009) – O Medo na Cidade – e Lipovetsky (2015) – A Estetização da Violência. Em suma, espera-se delinear a tipologia lugar-espetáculo a partir de uma obra cinematográfica que dá margem a leituras diversificadas no cenário brasileiro contemporâneo. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-RI - Artigos em revistas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
4. COSTA_Estetizacao da violencia_VF.pdf | 291,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.