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http://hdl.handle.net/10071/16970| Autoria: | Capucha, L. |
| Data: | 2018 |
| Título próprio: | Educação de adultos: a ideologia conta |
| Número: | 32 |
| Paginação: | 17 - 27 |
| ISSN: | 0872-8380 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.4000/sociologico.1938 |
| Palavras-chave: | Educação de adultos Equidade educativa Ideologia Mercado de trabalho |
| Resumo: | Em países como Portugal e Espanha uma das dimensões mais marcantes da desigualdade escolar é geracional. Há uma diferença marcada entre os níveis de escolaridade das gerações jovens e os das mais velhas, cujas consequências são, por várias razões, nocivas. Após a apresentação de um quadro genérico da situação nos dois países, defende-se neste artigo, com recurso a uma análise aprofundada do caso português, que essas desigualdades escolares só podem ser superadas com um forte investimento em políticas de educação de adultos, cuja prioridade é determinada por fatores de ordem ideológica. O modo como nasceu, se desenvolveu e terminou a Iniciativa Novas Oportunidades (INO) fornece um bom plano de observação para a sustentação desta ideia. De facto, esse programa terminou por razões de ordem estritamente ideológica, ficando o país desprovido de qualquer política de educação de adultos, e terminando assim o processo de recuperação dos indicadores educativos da população adulta que se registavam. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| sociologico-1938.pdf | Versão Editora | 323,44 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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