Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/1684
Author(s): Jorge, Sílvia Maria da Costa
Advisor: Costa, Carlos Manuel Jorge da
Date: 2008
Title: O Portal do Vinho: abordagem aos géneros de comunicação na implementação de recursos de informação on-line
Reference: JORGE, Sílvia Maria da Costa - O Portal do Vinho: abordagem aos géneros de comunicação na implementação de recursos de informação on-line [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1684>.
Keywords: Género de comunicação
Estruturação da informação
Navegabilidade
Satisfação do utilizador
Communication genre
Information organization
User satisfaction
Abstract: Esta dissertação tem por objectivo a criação de um portal para vinhos utilizando a abordagem do género de comunicação na implementação de novos recursos electrónicos. Para tal foi realizada uma revisão da literatura sobre géneros de comunicação. Foi ainda realizada uma análise dos sítios na web como representantes das formas de comunicação actual, na comunidade vitivinícola on-line. Com esta análise identificou-se as características predominantes, utilizando como forma de categorização a abordagem dos géneros de comunicação e mais especificamente dos géneros digitais. Para tal, forma estudados cem sítios web utilizando uma amostra aleatória, categorizados em onze géneros. Foram ainda identificados quinze géneros de componentes. Utilizando um sistema de gestão de conteúdos, foi criado um portal, incorporando o conhecimento adquirido sobre a análise dos portais existentes na web. Deu-se especial ênfase à estruturação da informação categorizada pelos géneros de comunicação identificados anteriormente. Foi realizada uma avaliação do portal, em que se procurou averiguar em que medida a utilização dos géneros de comunicação contribui para a criação de um portal mais orientado para as necessidades dos utilizadores.
This thesis aims the creation of a wine portal, using the communication genre approach to the implementation of new electronic resources. For that reason, a literature survey on communication genres was compiled. Also an analysis of websites, representative of present communication forms, was carried out in the wine community. With that analysis, we were able to identify the main features, using as a form of categorization the communication genres approach and, more specifically, the digital genres. With that intention, we studied a hundred websites (from an aleatory sample) categorized in eleven genres. We also identified fifteen components. Using a content management system, a portal was created, incorporating the acquired knowledge on the existing web portals. Special emphasis was given to the structure of the categorized information by the communication genres previously identified. With the evaluation of the portal, we tried to explore in what measure did the use of communication genres contributed to the creation of a portal more oriented to the needs of the users.
Degree: Mestrado em Estudos de Informação e Bibliotecas Digitais
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese de mestrado.pdf
  Restricted Access
6,82 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.