Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16603
Author(s): Vieira, Carlos Filipe Lopes Cabrita Caetano
Advisor: Belchior, Ana
Date: 29-Jun-2018
Title: A União Europeia em busca de uma nova legitimidade democrática: o caso da campanha dos cabeças-de-lista dos europartidos nas eleições de 2014: redes sociais, debates televisivos e exposição aos media.
Reference: Vieira, C. F. L. C. C. (2017). A União Europeia em busca de uma nova legitimidade democrática: o caso da campanha dos cabeças-de-lista dos europartidos nas eleições de 2014: redes sociais, debates televisivos e exposição aos media. [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16603
ISBN: 978-989-781-028-2
Keywords: Sociologia política
Meios de comunicação de massas
Debate televisivo
Campanha eleitoral
Partidos políticos
Eleição europeia
Campanha eleitoral
Mediatização
Politização
Rede social
Cabeças-de-lista dos "europartidos"
Sptizenkandidaten
Electoral campaign
European elections
Mediatization
Politicization
Social media
TV debates
Abstract: A presente tese visa estudar as eleições de 2014 para o Parlamento Europeu, em que pela primeira vez os principais “europartidos” designaram cabeças-de-lista que fizeram campanha eleitoral em todo o continente e o resultado final respeitou a decisão dos eleitores ao apontar o candidato da família política mais votado. A investigação assenta em três vetores essenciais: avaliar a eficácia da campanha eleitoral dos candidatos nas redes sociais; medir até que ponto os debates televisivos serviram para abordar assuntos europeus; e identificar como a exposição aos media influenciou o nível de conhecimento político dos candidatos por parte dos cidadãos. Para o efeito, é analisada a utilização do Twitter e do Facebook pelos candidatos durante o último mês de campanha eleitoral - número de publicações, interação com os cidadãos e aumento do número de seguidores durante esse período. Os três principais debates televisivos com difusão continental entre os candidatos são objeto de análise no que diz respeito às temáticas, como forma de avaliar até que ponto houve maior politização dos temas europeus do que dos nacionais/ regionais. Finalmente, com recurso ao inquérito pós-eleitoral "European Election Survey" 2014, afere-se em que medida a exposição aos novos media online por comparação à televisão explica um maior reconhecimento do vínculo partidário dos candidatos pelos cidadãos. Com esta abordagem procuramos contribuir para o entendimento do papel dos candidatos à Presidência da Comissão Europeia nas eleições de 2014, enquadrando-os nos esforços promovidos pela União Europeia para uma maior legitimação democrática das suas instituições.
This PhD thesis aims to study the 2014 elections for the European Parliament, where for the first time the main "europarties" designated head candidates who campaigned across the continent and the final result respected the voters' decision to appoint the candidate of the most voted political family. The research has three essential vectors: to assess the effectiveness of candidates’ election campaigns on social networks; to measure the extent to which television debates have served to address European issues; and to identify how exposure to the media influenced the level of political knowledge of candidates by citizens. The thesis, thus, makes the evaluation of the use of twitter and facebook by the candidates - publications made, interaction with citizens and the extent to which they were increased the number of followers. The three main television debates with continental diffusion among the candidates are analyzed with regard to the themes, as a way of assessing the extent to which European issues have become more politicized than the national / regional ones. Finally, using the "European Election Survey" 2014, assess the extent to which exposure to the new online media compared to TV explains a greater partisan recognition of candidates by citizens. With this approach we seek to contribute to the understanding of the role of the candidates for the Presidency of the European Commission in the 2014 elections, placing them in the efforts promoted by the European Union to increase the democratic legitimacy of its institutions.
Degree: Doutoramento em Ciência Política
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-TD - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
phd_carlos_caetano_vieira.pdf6,21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.