Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/1658
Autoria: | Alves, Heloísa Alexandra da Silva |
Orientação: | Lopes, Ana Cristina Lobo |
Data: | 2008 |
Título próprio: | Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas |
Referência bibliográfica: | ALVES, Heloísa Alexandra da Silva - Estratégias educativas: o caso das famílias de crianças sobredotadas [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2008. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/1658>. |
Palavras-chave: | Estratégias educativas Sobredotação Classe social Educative strategies Gifted child Social class |
Resumo: | As crianças sobredotadas são muitas vezes “mal compreendidas” entre as várias
instâncias que rodeiam o seu dia-a-dia. Já muito de falou sobre as características
cognitivas destas crianças, e já muito se falou da palavra “génio” ou “prodígio”.
Este trabalho tem como objectivo apresentar as estratégias educativas dos pais de
crianças sobredotadas. São abordados os conceitos de socialização e de estratégia
educativa, sendo as condições materiais de existência fundamentais para se perceber as
práticas inerentes às estratégias educativas destes pais – para uma “boa socialização”.
Aqui, falamos da importância do lugar social da criança, dos valores transmitidos pelos
pais, as suas estratégias pedagógicas e a relação da família e da criança com os outros
agentes de socialização, como a escola, a televisão, os pares de amigos e a associação de apoio. Gifted Children are often “misunderstood” in their daily life. A lot of things have been written about the cognitive features of this children; a lot have been written about the words of “genius” and “prodigy”. The goal of this work is to present the educative strategies of gifted child parents. It is mentioned the concepts of socialization and educative strategies, being the material conditions of living a fundamental concept to understand the practices inherent to educative strategies of this parents – for a “good socialization”. Here, we speak about the social place of the children, about the values that parent pretend to transmit to their kids, theirs pedagogical strategies and the relationship of the family and the children’s with other socialization agents, as school, television, friends and the association A.N.E.I.S. |
Designação do grau: | Mestrado em Sociologia |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As Estratégias Educativas_O Caso das Famílias de Crianças Sobredotadas.pdf | 410,59 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.