Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16514
Author(s): Gubiani, Ronaldo Jean
Advisor: Rosa, Álvaro Augusto da
Date: 20-Dec-2017
Title: A internacionalização de fibra do Brasil: estudo de caso
Reference: Gubiani, R. J. (2017). A internacionalização de fibra do Brasil: estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16514
Keywords: Gestão de empresas
Internacionalização das empresas
PME Pequenas e Médias Empresas
Exportação
Brasil
Argentina
Internacionalização
Mercado argentino
Internationalization
Export
Argentine market
Abstract: A internacionalização das PMEs, embora não seja um tema relativamente novo, no entanto o seu estudo denota um caráter de expressiva relevância, devido à quantidade e abrangência das ações que este tipo de empresa representa no contexto da economia brasileira e mundial. Este trabalho pretende compreender o processo de internacionalização das PMEs, que de modo geral, são empresas com escasso conhecimento e experiência para atuar em mercados externos. Busca estudar o conhecimento existente e estabelecer um plano de ação para a internacionalização de uma PME. Em linhas gerais, identificar dentro da literatura existente quais as melhores possibilidades e métodos para que a internacionalização seja possível, viável e fonte geradora de crescimento sustentável para a organização. Para avançar sobre o conhecimento do tema foi realizado um estudo de caso sobre o projeto de internacionalização de uma empresa brasileira, fabricante de lâminas de serra para o mercado argentino, a empresa Fibra do Brasil. Sendo desenvolvido um plano de marketing e plano de viabilidade econômico-financeira para a exportação direta, fomentada por meio da criação de um escritório comercial na Argentina.
The internationalization of SMEs, although not a relatively new topic, nevertheless, their study shows a character of expressive relevance, due to the quantity and comprehensiveness of the actions that this type of company represents in the context of the Brazilian and world economy. This paper intends to understand the process of internationalization of SMEs, which in general are companies with little knowledge and experience to work in foreign markets. It seeks to study existing knowledge and establish a plan of action for the internationalization of an SME. In general terms, identify within the existing literature the best possibilities and methods for making internationalization possible, viable and a source of sustainable growth for the organization. To advance the knowledge of the theme, a case study was carried out on the project of internationalization of a Brazilian company, manufacturer of band saw blades for the argentine market, the company Fibra do Brasil. A marketing plan and an economicfinancial feasibility plan were developed for the direct export, fomented through the creation of a commercial office in Argentina.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_ronaldo_jean_gubiani.pdf2,26 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.