Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16514
Autoria: Gubiani, Ronaldo Jean
Orientação: Rosa, Álvaro Augusto da
Data: 20-Dez-2017
Título próprio: A internacionalização de fibra do Brasil: estudo de caso
Referência bibliográfica: Gubiani, R. J. (2017). A internacionalização de fibra do Brasil: estudo de caso [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16514
Palavras-chave: Gestão de empresas
Internacionalização das empresas
PME Pequenas e Médias Empresas
Exportação
Brasil
Argentina
Internacionalização
Mercado argentino
Internationalization
Export
Argentine market
Resumo: A internacionalização das PMEs, embora não seja um tema relativamente novo, no entanto o seu estudo denota um caráter de expressiva relevância, devido à quantidade e abrangência das ações que este tipo de empresa representa no contexto da economia brasileira e mundial. Este trabalho pretende compreender o processo de internacionalização das PMEs, que de modo geral, são empresas com escasso conhecimento e experiência para atuar em mercados externos. Busca estudar o conhecimento existente e estabelecer um plano de ação para a internacionalização de uma PME. Em linhas gerais, identificar dentro da literatura existente quais as melhores possibilidades e métodos para que a internacionalização seja possível, viável e fonte geradora de crescimento sustentável para a organização. Para avançar sobre o conhecimento do tema foi realizado um estudo de caso sobre o projeto de internacionalização de uma empresa brasileira, fabricante de lâminas de serra para o mercado argentino, a empresa Fibra do Brasil. Sendo desenvolvido um plano de marketing e plano de viabilidade econômico-financeira para a exportação direta, fomentada por meio da criação de um escritório comercial na Argentina.
The internationalization of SMEs, although not a relatively new topic, nevertheless, their study shows a character of expressive relevance, due to the quantity and comprehensiveness of the actions that this type of company represents in the context of the Brazilian and world economy. This paper intends to understand the process of internationalization of SMEs, which in general are companies with little knowledge and experience to work in foreign markets. It seeks to study existing knowledge and establish a plan of action for the internationalization of an SME. In general terms, identify within the existing literature the best possibilities and methods for making internationalization possible, viable and a source of sustainable growth for the organization. To advance the knowledge of the theme, a case study was carried out on the project of internationalization of a Brazilian company, manufacturer of band saw blades for the argentine market, the company Fibra do Brasil. A marketing plan and an economicfinancial feasibility plan were developed for the direct export, fomented through the creation of a commercial office in Argentina.
Designação do grau: Mestrado em Gestão
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ronaldo_jean_gubiani.pdf2,26 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.