Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16299
Autoria: Da Silva, V. C.
Data: 2018
Título próprio: As disposições dos adultos pouco escolarizados, que não retomaram a educação formal, sobre a aprendizagem ao longo da vida
Título e número da coleção: CIES e-Working Papers
220/2018
ISSN: 1647-0893
Palavras-chave: Aprendizagem ao longo da vida
Sociedade do conhecimento
Adultos pouco escolarizados
Disposições
Resumo: O objetivo de conhecer a relação dos adultos pouco escolarizados com a aprendizagem ao longo da vida, focou este estudo na análise de um conjunto articulado e complementar de dimensões. A estratégia metodológica definida privilegiou a análise qualitativa, apoiada em entrevistas semi-diretivas de carácter biográfico. Partindo da identificação dos motivos de rutura com a educação inicial (formal), e dos obstáculos que foram acompanhando os percursos de vida destes adultos, foi possível ver ressurtir uma miríade de razões que justificaram o seu afastamento das ofertas de educação existentes. Perspetivando a compreensão da amplitude de um fenómeno que interliga a aprendizagem ao longo da vida, conhecimento, literacia e escolaridade, perante o não retorno à educação formal, procuraram-se analisar, intensivamente, as disposições dos que têm “ficado de fora”, desta relação com a aprendizagem.
Arbitragem científica: no
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

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