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dc.contributor.advisorResende, Ricardo-
dc.contributor.advisorPinto, Pedro-
dc.contributor.advisorBotelho, Pedro-
dc.contributor.authorPepe, Micael Raposo-
dc.date.accessioned2018-07-04T13:51:55Z-
dc.date.available2018-07-04T13:51:55Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationPepe, M. R. (2017). O BIM no ensino da arquitetura em Portugal [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16259pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16259-
dc.description.abstractA implementação do BIM na Indústria da Construção está a desencadear uma resposta por parte das Instituições de Ensino Superior. Através da análise de casos de estudo nacionais e internacionais, é feita uma refl exão sobre a implementação desta metodologia nos cursos de arquitetura em Portugal. A procura de profi ssionais qualifi cados com conhecimentos e competências em BIM tem aumentado nos últimos anos, no seguimento da digitalização do setor. Como forma de preencher esta lacuna no mercado, foram surgindo pequenos cursos de formação especializada direcionados aos agentes destas Indústria. Por outro lado, o meio académico tem feito um esforço para incluir estes conteúdos nos curricula de cursos de engenharia e arquitetura, formando uma nova linha de profi ssionais. Por contraposição de Portugal com países tecnologicamente mais desenvolvidos, como os Estados Unidos da América, o Reino Unido ou a França foi possível concluir que em território nacional, o grau de implementação destes conceitos no ensino superior está ainda numa fase bastante inicial, sendo apenas ensinadas as ferramentas, maioritariamente para modelação 3D. Esta situação, em consonância com a proliferação de cursos especializados e o aparecimento de cursos superiores profi ssionais, sugere um novo ramo de atuação dentro das áreas que atuam em ambiente construído, destinado à formação de um novo tipo de profi ssional – um “desenhador na era digital”. Concluiu-se ainda que, um verdadeiro especialista em BIM deve possuir formação base em engenharia ou arquitetura, pelo que se apresenta neste trabalho uma proposta para inclusão desta metodologia no Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IULpor
dc.description.abstractThe implementation of BIM in the Construction Industry is triggering a response from the Higher Education Institutions. Through the analysis of national and international case studies, it is studied the level of implementation of this methodology in architecture education, in Portugal. The demand for qualifi ed professionals with BIM knowledge and competences has increased during the last years, following the digitalization of the sector. To fulfi l this gap in the market, short-term specializations have appeared for industry players. In other hand, the Academy has been updating the curricula of architecture and engineer degrees to include these contents, originating a new set of upskilled graduates. By comparing Portugal with countries technologically more developed, such as the United States of America, United Kingdom or France it was possible to testify the early stage of implementation of these contents, in the Portuguese Higher Education, being taught only the tools, mainly for 3D modelling. This situation, along with the dissemination of specializations and the arising of professional degrees at Professional Higher Education Institutions suggest a new career in the Built Environment, towards the education of a new player – “a draftsman in the digital age”. It was also concluded that a true BIM specialist must possess a degree in architecture or engineer, which fostered the proposal of this work, to include this methodology in the Integrated Master of Architecture at ISCTE-IUL.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectIndústria da construção civilpor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectZona para peõespor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectBIMpor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectArchitecturepor
dc.titleO BIM no ensino da arquitetura em Portugalpor
dc.title.alternativePlano de mobilidade pedonal de Paredes: passadiço do Alviela-
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201782391por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquiteturapor
dc.date.embargo2020-07-04-
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