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    http://hdl.handle.net/10071/16186| Autoria: | Silva, David Martins da | 
| Orientação: | Martins, Ana Lucia | 
| Data: | 27-Nov-2017 | 
| Título próprio: | Gestão do risco na cadeia de abastecimento: análise do risco logístico | 
| Referência bibliográfica: | Silva, D. M. da (2017). Gestão do risco na cadeia de abastecimento: análise do risco logístico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16186 | 
| Palavras-chave: | Gestão do risco Mercado dos transportes Cadeia de abastecimento Logística Qualidade dos serviços Gestão Risco Empresas transportadoras | 
| Resumo: | Quando verificarmos o contexto económico actual no qual estamos inseridos, podemos verificar que cada vez mais o ambiente empresarial se dedica a uma gestão cada vez mais controlada onde a especulação é algo crítico e que deve ser minimizada de forma a evitar “surpresas”. As organizações tendem cada vez mais a adoptar estratégias que objectivam a mitigação do risco, sendo que não é aceitável estas não estarem preparadas para ocorrências negativas, sendo estas esperadas ou não (Varzandeh et al., 2016). A gestão da cadeia de abastecimento é um tema extremamente actual e de extrema importância para as organizações e deve ser-lhe dada a devida atenção. É possível verificar uma cada vez maior preocupação na investigação de temas relacionados com a cadeia de abastecimento através do número crescente de publicações realizados com o decorrer dos anos. Contudo, relativamente ao risco do serviço logístico na cadeia de abastecimento, este encontra-se pouco analisado (Gasparro, 2015; Ho et al., 2015; Ambulkar et al., 2016; MacCarthy et al., 2016). O outsourcing logístico tem crescido ao longo dos últimos anos e tornou-se assim numa parte das estratégias operacionais utilizadas pelas empresas como forma de obter vantagem competitiva no mercado ao reduzir os custos operacionais e fortalecendo o core da organização enquanto aumenta a velocidade de reconstrução e reestruturação das empresas assim como a velocidade de reacção às variações do mercado. (Govindan et al., 2016; Hwang et al., 2016; Burnson, P., 2016). Ho et al. (2015) referem a existência de um gap de investigação na área da gestão do risco na cadeia de abastecimento, especialmente no âmbito do risco infraestrutural. Este risco engloba o risco do serviço logístico, o risco informacional e o risco financeiro. Esta dissertação terá como âmbito principal a mitigação do gap existente relativamente ao risco do serviço logístico identificado por Ho et al. (2015). | 
| Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia | 
| Arbitragem científica: | yes | 
| Acesso: | Acesso Aberto | 
| Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| master_david_martins_silva.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
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