Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16153
Author(s): Gato, M. A.
Date: 2012
Title: Consumos, identidades e processos de diferenciação social no Parque das Nações
Event title: VII Congresso Português de Sociologia
Keywords: Consumos
Identidades
Representação social
Processos de diferenciação
Abstract: Na cultura de consumo que também tem caracterizado a sociedade portuguesa nas últimas décadas, o valor de uso dos objectos é suplantado pelo seu valor de significação. Os objectos entram na mesma lógica identitária e estetizante que envolve as práticas quotidianas e os espaços onde elas acontecem, sendo manipulados pelos consumidores com vista a marcar posições sociais e a compor estilos de vida. Estilos de vida que tanto podem ser entendidos enquanto formas padronizadas de estabelecer identificações sociais através dos significados dos objectos consumidos, como de retratar as opções que formalizam as negociações das identidades pessoais. Com base nesta articulação de postulados teóricos pretende-se nesta comunicação demonstrar como é que o consumo se pode traduzir em formas complexas de composição identitária e de representação social, com repercussões directas ao nível dos valores e modos de vida. Para tal será apresentado um caso de estudo centrado nos residentes do Parque das Nações e nos seus hábitos de consumo.
Peerreviewed: no
Access type: Open Access
Appears in Collections:DINÂMIA'CET-CRN - Comunicações a conferências nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APS_2012___MAG.pdf510,57 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.