Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16149| Author(s): | Bussotti, L. |
| Date: | 2017 |
| Title: | A representação da África na música italiana contemporânea: do após-guerra até hoje |
| Volume: | 20 |
| Number: | 1 |
| Pages: | 201 - 226 |
| ISSN: | 1415-8566 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.5216/sec.v20i1.51063 |
| Keywords: | Imagem África Compositores Rappers Ítalo- Africanos Cidadania |
| Abstract: | Este artigo visa analisar como a música italiana contemporânea tem representado a África e os Africanos no período Pós-Segunda Guerra Mundial. Numa primeira fase, a música italiana negligenciou por completo a África nas suas canções, provavelmente por causa do seu passado inglório colonial e fascista. Depois de algumas canções “leves” que, ao longo dos anos Sessenta, representaram os Africanos numa maneira folclórica, alguns compositores comprometidos propuseram uma imagem diferente da África: primeiro, como um mundo longínquo, desejável e “nostálgico”, e depois denunciando as condições dos imigrados na Itália, sobretudo de origem africana. Finalmente, um ponto de vista mais interno emerge graças a jovens rappers Ítalo-Africanos (assim como Ítalo-Asiáticos), capazes de “inverter” a perspetiva com que a música italiana tinha olhado até então para África. O artigo serviu-se de uma metodologia qualitativa, baseada na análise de conteúdo das canções e usando algumas entrevistas dos cantores presentes na esfera pública. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| sociedadeecultura.pdf | Versão Editora | 909,26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












