Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16149
Autoria: Bussotti, L.
Data: 2017
Título próprio: A representação da África na música italiana contemporânea: do após-guerra até hoje
Volume: 20
Número: 1
Paginação: 201 - 226
ISSN: 1415-8566
DOI (Digital Object Identifier): 10.5216/sec.v20i1.51063
Palavras-chave: Imagem
África
Compositores
Rappers Ítalo- Africanos
Cidadania
Resumo: Este artigo visa analisar como a música italiana contemporânea tem representado a África e os Africanos no período Pós-Segunda Guerra Mundial. Numa primeira fase, a música italiana negligenciou por completo a África nas suas canções, provavelmente por causa do seu passado inglório colonial e fascista. Depois de algumas canções “leves” que, ao longo dos anos Sessenta, representaram os Africanos numa maneira folclórica, alguns compositores comprometidos propuseram uma imagem diferente da África: primeiro, como um mundo longínquo, desejável e “nostálgico”, e depois denunciando as condições dos imigrados na Itália, sobretudo de origem africana. Finalmente, um ponto de vista mais interno emerge graças a jovens rappers Ítalo-Africanos (assim como Ítalo-Asiáticos), capazes de “inverter” a perspetiva com que a música italiana tinha olhado até então para África. O artigo serviu-se de uma metodologia qualitativa, baseada na análise de conteúdo das canções e usando algumas entrevistas dos cantores presentes na esfera pública.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

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