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http://hdl.handle.net/10071/16149| Autoria: | Bussotti, L. |
| Data: | 2017 |
| Título próprio: | A representação da África na música italiana contemporânea: do após-guerra até hoje |
| Volume: | 20 |
| Número: | 1 |
| Paginação: | 201 - 226 |
| ISSN: | 1415-8566 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.5216/sec.v20i1.51063 |
| Palavras-chave: | Imagem África Compositores Rappers Ítalo- Africanos Cidadania |
| Resumo: | Este artigo visa analisar como a música italiana contemporânea tem representado a África e os Africanos no período Pós-Segunda Guerra Mundial. Numa primeira fase, a música italiana negligenciou por completo a África nas suas canções, provavelmente por causa do seu passado inglório colonial e fascista. Depois de algumas canções “leves” que, ao longo dos anos Sessenta, representaram os Africanos numa maneira folclórica, alguns compositores comprometidos propuseram uma imagem diferente da África: primeiro, como um mundo longínquo, desejável e “nostálgico”, e depois denunciando as condições dos imigrados na Itália, sobretudo de origem africana. Finalmente, um ponto de vista mais interno emerge graças a jovens rappers Ítalo-Africanos (assim como Ítalo-Asiáticos), capazes de “inverter” a perspetiva com que a música italiana tinha olhado até então para África. O artigo serviu-se de uma metodologia qualitativa, baseada na análise de conteúdo das canções e usando algumas entrevistas dos cantores presentes na esfera pública. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CEI-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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