Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16139
Author(s): Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins
Advisor: Rodrigues, Joaquim Manuel Vicente
Date: 18-Dec-2017
Title: Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria
Reference: Abrantes, J. B. R. M. M. (2017). Plano de marketing para a F.H. da Rocha Marques: concessionário KIA, Leiria [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16139
Keywords: Gestão de marketing
Comunicação
Gestão da marca
Fidelidade à marca
Satisfação do cliente
Comunication
Brand management
Direito do marketing
Customer retention
Abstract: O presente projecto tem como objectivo a elaboração de uma estratégia de marketing, adaptado à realidade do mercado e concretamente à empresa F.H. da Rocha Marques, concessionário KIA de Leiria, especializado no comércio de automóveis ligeiros de passageiros e na sua manutenção e também no comércio de peças para automóveis. Inicialmente foi elaborada uma análise externa através da realização de uma análise PESTAL, do modelo das 5 Forças de Porter e também do estudo do mercado, consumidores e concorrência. Deste estudo resultaram ameaças e oportunidades. Da análise interna à empresa, através da estrutura organizacional e da cadeia de valores, resultaram pontos fortes e fracos. Feito o cruzamento entre ambos, através de uma SWOT dinâmica, obtiveram-se directrizes estratégicas para o desenvolvimento de acções concretas, a aplicar pela empresa. O projecto termina com a apresentação das acções, plano de contingência e uma avaliação de viabilidade económico-financeira das mesmas, na perspectiva de que a sua implementação terá frutos não só no imediato como ao longo do tempo permitindo à empresa crescer.
This project main goal is to create a marketing strategy, adapted to the market reality and to F.H. da Rocha Marques company, the KIA dealer in Leiria, Portugal, which is specialized in passenger's cars commerce and service and, also, car parts commerce. Initially, an external analysis was made, which included a PESTEL and a 5 Forces of Porter analyses and, also, a market, consumer and market competition studies. The result of this external study was a list of Threats and Opportunities. From the internal analyse, through the study of the organization structure and the value chain, results a list of strengths and weaknesses. Using a dynamic SWOT matrix, the strategic guidelines to develop concrete actions to be used by the company were obtained. This project ends with the presentation of the actions, its contingency and economic-financial viability plan, under the perspective that the implementation of them will bring success not only in the present but also in the future.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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