Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/16139
Autoria: | Abrantes, João Bernardo Rocha Marques Martins |
Orientação: | Rodrigues, Joaquim Manuel Vicente |
Data: | 18-Dez-2017 |
Título próprio: | Plano de marketing para a F. H. da Rocha Marques: Concessionário KIA, Leiria |
Referência bibliográfica: | Abrantes, J. B. R. M. M. (2017). Plano de marketing para a F.H. da Rocha Marques: concessionário KIA, Leiria [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16139 |
Palavras-chave: | Gestão de marketing Comunicação Gestão da marca Fidelidade à marca Satisfação do cliente Comunication Brand management Direito do marketing Customer retention |
Resumo: | O presente projecto tem como objectivo a elaboração de uma estratégia de marketing, adaptado à realidade do mercado e concretamente à empresa F.H. da Rocha Marques, concessionário KIA de Leiria, especializado no comércio de automóveis ligeiros de passageiros e na sua manutenção e também no comércio de peças para automóveis.
Inicialmente foi elaborada uma análise externa através da realização de uma análise PESTAL, do modelo das 5 Forças de Porter e também do estudo do mercado, consumidores e concorrência. Deste estudo resultaram ameaças e oportunidades. Da análise interna à empresa, através da estrutura organizacional e da cadeia de valores, resultaram pontos fortes e fracos.
Feito o cruzamento entre ambos, através de uma SWOT dinâmica, obtiveram-se directrizes
estratégicas para o desenvolvimento de acções concretas, a aplicar pela empresa.
O projecto termina com a apresentação das acções, plano de contingência e uma avaliação de
viabilidade económico-financeira das mesmas, na perspectiva de que a sua implementação terá
frutos não só no imediato como ao longo do tempo permitindo à empresa crescer. This project main goal is to create a marketing strategy, adapted to the market reality and to F.H. da Rocha Marques company, the KIA dealer in Leiria, Portugal, which is specialized in passenger's cars commerce and service and, also, car parts commerce. Initially, an external analysis was made, which included a PESTEL and a 5 Forces of Porter analyses and, also, a market, consumer and market competition studies. The result of this external study was a list of Threats and Opportunities. From the internal analyse, through the study of the organization structure and the value chain, results a list of strengths and weaknesses. Using a dynamic SWOT matrix, the strategic guidelines to develop concrete actions to be used by the company were obtained. This project ends with the presentation of the actions, its contingency and economic-financial viability plan, under the perspective that the implementation of them will bring success not only in the present but also in the future. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Empresas |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_joao_martins_abrantes.pdf | 7,74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.