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http://hdl.handle.net/10071/16093
Autoria: | Alves, João Miguel dos Santos |
Orientação: | Crespo, Nuno Tomás, Maria João |
Data: | 13-Dez-2017 |
Título próprio: | Desafios culturais da internacionalização portuguesa na Arábia Saudita |
Referência bibliográfica: | Alves, J. M. dos S. (2017). Desafios culturais da internacionalização portuguesa na Arábia Saudita [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16093 |
Palavras-chave: | Economia da empresa Internacionalização das empresas Valores culturais Análise de mercado Investimento estratégico Arábia Saudita Cultura Investimento Internationalization Saudi Arabia Culture Investment |
Resumo: | O objetivo desta dissertação é analisar e aprofundar os desafios culturais que as empresas
portuguesas enfrentam durante o processo de internacionalização na Arábia Saudita e tirar
algumas conclusões preventivas para negócios em mercados muçulmanos.
O estudo é composto por três capítulos, primeiramente o enquadramento económico
como forma de enquadrar o tema nos prossupostos económicos diretamente ligados ao
processo de internacionalização numa era cada vez mais globalizada. No segundo
capítulo é feita uma análise ao mercado da Arábia Saudita com o objetivo de apurar a
realidade económica daquele mercado. Numa terceira parte são desenvolvidos dois
estudos-caso sobre as empresas Super Bock e Vivafit, como metodologia de investigação,
com o intuito de adquirir informação comparativa da teoria desenvolvida com a realidade
vivida nas duas empresas.
As principais conclusões indicam que apesar de se tratar de um mercado exigente e díspar
dos mercados ocidentais, pode tornar-se uma agradável surpresa para as empresas que
apostem de forma responsável e oportuna na internacionalização no mercado saudita. The main objective of this dissertation is to analyze and to deepen the cultural challenges that the portuguese companies face during the all the internationalization process in Saudi Arabia and to take some conclusions for business in Muslim markets. This study is composed by three chapters, first the economic framework for outline the theme in the economic assumptions, directly linked to the internationalization process in an increasingly globalized era. The second, an analysis made to the market of Saudi Arabia with the objective of ascertaining the economic reality of that market. Finally, a third chapter with two developed case studies on Super Bock and Vivafit companies, as research methodology, with the purpose of acquiring comparative information of the theory developed with the reality lived inside this two companies. The main conclusions indicate that, although this is a demanding and disparate market in this particular region, it can be a pleasant surprise for companies that bet in an internationalization in the Saudi market. |
Designação do grau: | Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_joao_santos_alves.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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