Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16093
Autoria: Alves, João Miguel dos Santos
Orientação: Crespo, Nuno
Tomás, Maria João
Data: 13-Dez-2017
Título próprio: Desafios culturais da internacionalização portuguesa na Arábia Saudita
Referência bibliográfica: Alves, J. M. dos S. (2017). Desafios culturais da internacionalização portuguesa na Arábia Saudita [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16093
Palavras-chave: Economia da empresa
Internacionalização das empresas
Valores culturais
Análise de mercado
Investimento estratégico
Arábia Saudita
Cultura
Investimento
Internationalization
Saudi Arabia
Culture
Investment
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar e aprofundar os desafios culturais que as empresas portuguesas enfrentam durante o processo de internacionalização na Arábia Saudita e tirar algumas conclusões preventivas para negócios em mercados muçulmanos. O estudo é composto por três capítulos, primeiramente o enquadramento económico como forma de enquadrar o tema nos prossupostos económicos diretamente ligados ao processo de internacionalização numa era cada vez mais globalizada. No segundo capítulo é feita uma análise ao mercado da Arábia Saudita com o objetivo de apurar a realidade económica daquele mercado. Numa terceira parte são desenvolvidos dois estudos-caso sobre as empresas Super Bock e Vivafit, como metodologia de investigação, com o intuito de adquirir informação comparativa da teoria desenvolvida com a realidade vivida nas duas empresas. As principais conclusões indicam que apesar de se tratar de um mercado exigente e díspar dos mercados ocidentais, pode tornar-se uma agradável surpresa para as empresas que apostem de forma responsável e oportuna na internacionalização no mercado saudita.
The main objective of this dissertation is to analyze and to deepen the cultural challenges that the portuguese companies face during the all the internationalization process in Saudi Arabia and to take some conclusions for business in Muslim markets. This study is composed by three chapters, first the economic framework for outline the theme in the economic assumptions, directly linked to the internationalization process in an increasingly globalized era. The second, an analysis made to the market of Saudi Arabia with the objective of ascertaining the economic reality of that market. Finally, a third chapter with two developed case studies on Super Bock and Vivafit companies, as research methodology, with the purpose of acquiring comparative information of the theory developed with the reality lived inside this two companies. The main conclusions indicate that, although this is a demanding and disparate market in this particular region, it can be a pleasant surprise for companies that bet in an internationalization in the Saudi market.
Designação do grau: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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