Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16093
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dc.contributor.advisorCrespo, Nuno-
dc.contributor.advisorTomás, Maria João-
dc.contributor.authorAlves, João Miguel dos Santos-
dc.date.accessioned2018-06-11T15:03:49Z-
dc.date.available2018-06-11T15:03:49Z-
dc.date.issued2017-12-13-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationAlves, J. M. dos S. (2017). Desafios culturais da internacionalização portuguesa na Arábia Saudita [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16093pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16093-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é analisar e aprofundar os desafios culturais que as empresas portuguesas enfrentam durante o processo de internacionalização na Arábia Saudita e tirar algumas conclusões preventivas para negócios em mercados muçulmanos. O estudo é composto por três capítulos, primeiramente o enquadramento económico como forma de enquadrar o tema nos prossupostos económicos diretamente ligados ao processo de internacionalização numa era cada vez mais globalizada. No segundo capítulo é feita uma análise ao mercado da Arábia Saudita com o objetivo de apurar a realidade económica daquele mercado. Numa terceira parte são desenvolvidos dois estudos-caso sobre as empresas Super Bock e Vivafit, como metodologia de investigação, com o intuito de adquirir informação comparativa da teoria desenvolvida com a realidade vivida nas duas empresas. As principais conclusões indicam que apesar de se tratar de um mercado exigente e díspar dos mercados ocidentais, pode tornar-se uma agradável surpresa para as empresas que apostem de forma responsável e oportuna na internacionalização no mercado saudita.por
dc.description.abstractThe main objective of this dissertation is to analyze and to deepen the cultural challenges that the portuguese companies face during the all the internationalization process in Saudi Arabia and to take some conclusions for business in Muslim markets. This study is composed by three chapters, first the economic framework for outline the theme in the economic assumptions, directly linked to the internationalization process in an increasingly globalized era. The second, an analysis made to the market of Saudi Arabia with the objective of ascertaining the economic reality of that market. Finally, a third chapter with two developed case studies on Super Bock and Vivafit companies, as research methodology, with the purpose of acquiring comparative information of the theory developed with the reality lived inside this two companies. The main conclusions indicate that, although this is a demanding and disparate market in this particular region, it can be a pleasant surprise for companies that bet in an internationalization in the Saudi market.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEconomia da empresapor
dc.subjectInternacionalização das empresaspor
dc.subjectValores culturaispor
dc.subjectAnálise de mercadopor
dc.subjectInvestimento estratégicopor
dc.subjectArábia Sauditapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectInvestimentopor
dc.subjectInternationalizationpor
dc.subjectSaudi Arabiapor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectInvestmentpor
dc.titleDesafios culturais da internacionalização portuguesa na Arábia Sauditapor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201811731por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Economia da Empresa e da Concorrênciapor
dc.date.embargo2021-06-11-
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