Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/16090
Autoria: | Raposo, João Nuno Marques |
Orientação: | Costa, Carlos J. Aparício, Manuela |
Data: | 14-Nov-2017 |
Título próprio: | Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário |
Referência bibliográfica: | Raposo, J. N. M. (2017). Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16090 |
Palavras-chave: | Gestão de empresas Ensino superior Tecnologia da informação Ensino da gestão Planeamento estratégico Inovação tecnológica Inovação curricular Avaliação Modelo de sucesso e adoção tecnológica Plano curricular Information systems Information technologies ERP Enterprise resource planning Higher education Evaluation Model of technology success and adoption Program curricula |
Resumo: | Os sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) são hoje considerados o pilar central
das empresas, visto suportarem todas as atividades empresariais a uma escala global. Com
o crescimento do mercado de sistemas empresariais, existe uma forte procura das
empresas por colaboradores com competências na área. Esta é uma oportunidade que as
instituições de ensino têm vindo a aproveitar, de forma a melhorar os seus ìndicies de
performance (empregabilidade, procura, satisfação, entre outros), e a aproximarem as
competências dos alunos com as necessidades do mercado. Nesta dissertação pretende-se
avaliar quais os determinantes de sucesso para a adoção de um ERP num contexto de
ensino, se este traz melhorias na aprendizagem e sedimentação de conhecimentos de
gestão e aproxima o conhecimento dos alunos aos requisitos do mercado. Assim,
inicialmente, foi elaborado um plano curricular capaz de fornecer conceitos teóricos
chave e de proporcionar a interação com um ERP. Com o intuito de avaliar o sucesso da
integração do ERP no plano curricular foram desenvolvidos dois estudos com métodos
diferentes, um qualitativo e o outro quantitativo. No primeiro estudo (qualitativo) foi
averiguado o entendimento dos alunos quanto aos conhecimentos chave sobre os ERP.
No segundo estudo, o objetivo é o de modelar a realidade da adoção desta tecnologia no
contexto da aprendizagem da gestão e, consequentemente, determinar quais podem ser os
determinantes fulcrais para o sucesso da adoção do ERP. O estudo foi desenvolvido na
instituição de ensino superior universitário, ISCTE-IUL, tendo sido a amostra constituída
por alunos com percursos académicos em gestão e engenharia. Os resultados obtidos
sugerem que os alunos retiveram satisfatoriamente os conhecimentos desenvolvidos no
programa curricular e que a satisfação dos alunos é o principal fator para o sucesso do
ERP. Enterprise Resource Planning (ERP), are considered companie’s cornerstone as they support every business activities globally. Due to the growth of enterprise systems market, there is an increasing demand for human resources with know how in this field. This trend offers an opportunity to higher education’s institutions to improve their performance indicators (employability rate, course demand, satisfaction, among others), and close the gap between student skills and market needs. The aim of this dissertation is to evaluate which are the success determinants for ERP adoption in a learning environment, to assess if it brings improvements to management learning and approximate student’s knowledge to market requirements. Taking this into account, firstly was developed a program curriculum capable of delivering key theoretical concepts and a hands-on approach on a real ERP. To assess ERP integration success on the program curricula, it was elaborated two studies with different methods, the first qualitative and the other quantitative. The qualitative method aimed to verify student’s understanding of ERP concepts. Whereas the second method’s goal was to model the adoption of this technology to management learning context, and consequently determine which are the key success determinants for ERP adoption in higher education. The investigation was conducted in ISCTE-IUL university and the students composing the study’s sample had management and engineering backgrounds. The obtained results showed that students retained good knowledge from the proposed course and that student’s satisfaction is the major factor for ERP integration success |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_joao_marques_raposo.pdf | 2,45 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.