Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16090
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Carlos J.-
dc.contributor.advisorAparício, Manuela-
dc.contributor.authorRaposo, João Nuno Marques-
dc.date.accessioned2018-06-11T14:31:43Z-
dc.date.available2018-06-11T14:31:43Z-
dc.date.issued2017-11-14-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationRaposo, J. N. M. (2017). Avaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitário [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16090pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/16090-
dc.description.abstractOs sistemas de Enterprise Resource Planning (ERP) são hoje considerados o pilar central das empresas, visto suportarem todas as atividades empresariais a uma escala global. Com o crescimento do mercado de sistemas empresariais, existe uma forte procura das empresas por colaboradores com competências na área. Esta é uma oportunidade que as instituições de ensino têm vindo a aproveitar, de forma a melhorar os seus ìndicies de performance (empregabilidade, procura, satisfação, entre outros), e a aproximarem as competências dos alunos com as necessidades do mercado. Nesta dissertação pretende-se avaliar quais os determinantes de sucesso para a adoção de um ERP num contexto de ensino, se este traz melhorias na aprendizagem e sedimentação de conhecimentos de gestão e aproxima o conhecimento dos alunos aos requisitos do mercado. Assim, inicialmente, foi elaborado um plano curricular capaz de fornecer conceitos teóricos chave e de proporcionar a interação com um ERP. Com o intuito de avaliar o sucesso da integração do ERP no plano curricular foram desenvolvidos dois estudos com métodos diferentes, um qualitativo e o outro quantitativo. No primeiro estudo (qualitativo) foi averiguado o entendimento dos alunos quanto aos conhecimentos chave sobre os ERP. No segundo estudo, o objetivo é o de modelar a realidade da adoção desta tecnologia no contexto da aprendizagem da gestão e, consequentemente, determinar quais podem ser os determinantes fulcrais para o sucesso da adoção do ERP. O estudo foi desenvolvido na instituição de ensino superior universitário, ISCTE-IUL, tendo sido a amostra constituída por alunos com percursos académicos em gestão e engenharia. Os resultados obtidos sugerem que os alunos retiveram satisfatoriamente os conhecimentos desenvolvidos no programa curricular e que a satisfação dos alunos é o principal fator para o sucesso do ERP.por
dc.description.abstractEnterprise Resource Planning (ERP), are considered companie’s cornerstone as they support every business activities globally. Due to the growth of enterprise systems market, there is an increasing demand for human resources with know how in this field. This trend offers an opportunity to higher education’s institutions to improve their performance indicators (employability rate, course demand, satisfaction, among others), and close the gap between student skills and market needs. The aim of this dissertation is to evaluate which are the success determinants for ERP adoption in a learning environment, to assess if it brings improvements to management learning and approximate student’s knowledge to market requirements. Taking this into account, firstly was developed a program curriculum capable of delivering key theoretical concepts and a hands-on approach on a real ERP. To assess ERP integration success on the program curricula, it was elaborated two studies with different methods, the first qualitative and the other quantitative. The qualitative method aimed to verify student’s understanding of ERP concepts. Whereas the second method’s goal was to model the adoption of this technology to management learning context, and consequently determine which are the key success determinants for ERP adoption in higher education. The investigation was conducted in ISCTE-IUL university and the students composing the study’s sample had management and engineering backgrounds. The obtained results showed that students retained good knowledge from the proposed course and that student’s satisfaction is the major factor for ERP integration successpor
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão de empresaspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.subjectEnsino da gestãopor
dc.subjectPlaneamento estratégicopor
dc.subjectInovação tecnológicapor
dc.subjectInovação curricularpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectModelo de sucesso e adoção tecnológicapor
dc.subjectPlano curricularpor
dc.subjectInformation systemspor
dc.subjectInformation technologiespor
dc.subjectERP Enterprise resource planningpor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectEvaluationpor
dc.subjectModel of technology success and adoptionpor
dc.subjectProgram curriculapor
dc.titleAvaliação do sucesso da adoção de um ERP no contexto de educação da gestão no ensino universitáriopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201761734por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
dc.subject.jelI23-
dc.subject.jelM15-
dc.subject.jelM53-
dc.subject.jelY40-
dc.subject.jel1I Health, education, and welfare-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Y Miscellaneous categories-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_joao_marques_raposo.pdf2,45 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.