Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16089
Author(s): Margarida Marçal Saruga Ferrão Cardoso
Advisor: Duarte, Alzira da Conceição da Silva
Date: 19-Dec-2017
Title: Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas
Reference: Cardoso, M. M. S. F. (2017). Falsas ofertas de emprego na internet: uma nova realidade para os candidatos e empresas [[Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16089
Keywords: Mercado de trabalho
Gestão de recursos humanos
Oferta de emprego
Recrutamento
Fraude
Internet
Fraude
Recruitment
Abstract: Assiste-se, atualmente, a um crescimento exponencial da utilização da internet e das redes sociais online no mercado de trabalho. Tal realidade, contribui para mudanças significativas nas organizações, sobretudo ao nível do recrutamento. Esta realidade, embora proporcione vantagens, também prefigura alguns constrangimentos que as partes envolvidas nem sempre controlam. É neste âmbito que a investigação pretende denunciar a existência de anúncios com conteúdo falso na internet e nas redes sociais online. Compreender este problema, as suas características, motivos, responsáveis, plataformas de divulgação, conhecimento individual dessa realidade, possíveis impactos para as empresas e candidatos e a influência nas futuras escolhas de emprego, são os objetivos desta investigação. Para isso, foram efetuados dois estudos complementares: um qualitativo e outro quantitativo; e como instrumento de recolha de dados foi utilizada a análise documental e um questionário online, respetivamente.
There is currently an exponential growth in the use of the internet and online social networks in the labor market. This fact contributes to significant changes in organizations, especially at the level of recruitment. This reality, while providing advantages, also suggests some restraints that related parties involved do not always control. It is in this context that the research aims to report the existence of false ads with content on the internet and in online social networks. The goals of this research are to understand this problem, its characteristics, motives, the individuals that are responsible, dissemination platforms, individual knowledge of this reality, potential impacts for companies and candidates and influence the future choices of employment. To this end, two complementary studies were performed: one qualitative and other quantitative; and as an instrument of data collection was used the documentary analysis and an online questionnaire, respectively.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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