Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16064
Author(s): Hebler, Laura Andreea
Advisor: Jalali, Marjan Sara
Date: 15-Dec-2017
Title: A análise da influência da publicidade com portadores de deficiência na compra
Reference: Hebler, L. A. (2017). A análise da influência da publicidade com portadores de deficiência na compra [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16064
Keywords: Deficiência
Publicidade
Marketing
Comportamento do consumidor
Publicidade com portadores de deficiência
Compra
Atitudes
Disability
Advertisement including disability
Purchase
Attitudes
Abstract: A deficiência continua tendencialmente ausente da publicidade, exceto alguns casos como indicado por Magee (2016), em que é apresentada para falar especificamente sobre o assunto da deficiência. Segundo um estudo desenvolvido por Farnall (1996) os anúncios com portadores de deficiência quando corretamente representados têm um impacto positivo na atitude perante um anúncio, na atitude perante a marca e na intenção de compra. Face a estes factos, levanta-se a questão do porquê de as empresas não apostarem na publicidade com portadores de deficiência. O objetivo principal deste estudo passa por verificar se a publicidade com portadores de deficiência tem impacto na intenção de compra dos consumidores portugueses, ou seja, se o facto de os portadores de deficiência estarem presentes num determinado anúncio influencia as atitudes perante esse anúncio e perante a marca publicitada. Como tal, foi realizado um estudo experimental que seguiu o formato de 2 questionários, nomeadamente, questionário 1 (anúncio com portador de deficiência) e questionário 2 (anúncio com não portador de deficiência). Os resultados permitiram concluir que o facto de um anúncio conter um portador de deficiência conduz a que os consumidores tendem a ter uma maior perceção de que vale a pena comprar o produto, de que comprariam e de que recomendariam o produto anunciado, fatores que permitem verificar que a publicidade com portadores de deficiência tem um impacto positivo na intenção de compra.
Disability remains largely absent from advertisement, except for a few cases as indicated by Magee (2016), in which it is introduced to speak specifically about the disability. According to a study developed by Farnall (1996), ads with disabled people when correctly represented have a positive impact on the attitude towards the ad, the attitude toward the brand and the buy intention. Faced with these facts, the question is why companies do not bet on advertisement with disabled people. The main goal of this study is to verify if advertisement with disabled people has an impact on portuguese consumers buy intention, that is, if the fact that a disabled person is represented in a particular ad influences the attitudes towards that ad and toward the advertised brand. To reach the goal, an experimental study was carried out, which followed the format of 2 questionnaires, namely, questionnaire 1 (advertisement with a disabled person) and questionnaire 2 (advertisement with a non-disabled person). The results allowed to conclude that when an advertisement contains a disabled person, consumers tend to have a greater perception that it is worth to buy the product, that they would buy and would recommend the advertised product, factors that allow to verify that advertisement with disabled people has a positive impact on the purchase intention.
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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