Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16040
Autoria: Piteira, M.
Costa, C. J.
Data: 2017
Título próprio: Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação
ISSN: 2166-0727
ISBN: 978-9-8998-4347-9
DOI (Digital Object Identifier): 10.23919/CISTI.2017.7975695
Palavras-chave: Gamificação
Educação
Programação
Framework de gamificação
Resumo: A gamificação tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de framework de gamificação para cursos online à distância, de aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework teórica é uma contribuição para guiar os professores na gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ISTAR-CRI - Comunicações a conferências internacionais

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