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http://hdl.handle.net/10071/16040| Autoria: | Piteira, M. Costa, C. J. |
| Data: | 2017 |
| Título próprio: | Gamificação: framework concetual para cursos online de aprendizagem da programação |
| ISSN: | 2166-0727 |
| ISBN: | 978-9-8998-4347-9 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.23919/CISTI.2017.7975695 |
| Palavras-chave: | Gamificação Educação Programação Framework de gamificação |
| Resumo: | A gamificação tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas, como marketing, saúde, desporto e educação. A gamificação integra elementos de desenho de jogos em contexto de não jogo com a finalidade de envolver o indivíduo numa determinada atividade. Essa integração deverá seguir um processo de desenho formal e claro. Contudo, esses processos de desenho da gamificação para contextos específicos não estão ainda definidos. Nesse sentido, este artigo apresenta uma proposta de framework de gamificação para cursos online à distância, de aprendizagem da programação. Esta framework é composta pelas dimensões: público-alvo, objetivos gerais, resultados da aprendizagem, tópicos, conteúdos, gamificação, absorção cognitiva, fluxo e personalidade. O artigo apresenta ainda uma revisão da literatura existente sobre estas dimensões. A framework teórica é uma contribuição para guiar os professores na gamificação dos cursos online de aprendizagem de programação. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | ISTAR-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 07975695.pdf | Pós-print | 588,74 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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